quinta-feira, 30 de setembro de 2010

História de Carnaubais

 Cartão postal de nossa Cidade - Praça
 Bandeira de nossa cidade

Foi Antônio Pereira de Albuquerque o primeiro habitante de uma localidade, onde situava-se uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Logo depois chegava Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções, se tornando pioneiro na organização urbana da povoação que estava nascendo.
Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o Monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política.
Em 18 de setembro de 1963, através da Lei nº 2.927, Carnaubais desmembrou-se de Assu. Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha, a luta contra a fúria das águas. Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. Apesar do sofrimento o povo resistiu e com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local.

Imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz






O Alto de Santa Rita de Cássia é uma estátua de Santa Rita de Cássia e complexo turistico religioso localizado às margens da BR-226, no municipio de Santa Cruz, no estado brasileiro Rio Grande do Norte.
É a maior estátua de todo o continente americano e a maior imagem católica do planeta com 56 metros de altura.
A construção foi iniciada em novembro de 2007 e custou mais de R$ 6 milhões.

CONHEÇA O RN - HISTÓRIA

Com a distribuição das capitanias hereditárias, o então Rio Grande é doado, em 1535, a João de Barros pelo Rei Dom João III de Portugal. A colonização fracassa e os franceses, que traficavam o pau-brasil, passam a dominar a área até 1598, quando os portugueses, liderados por Manuel de Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, iniciaram a construção do Forte dos Reis Magos para garantir a posse da terra.

O domínio lusitano durou até 1634, quando o Forte dos Reis Magos caiu em poder dos holandeses, que só foram expulsos em 1654. Nesse período, todos os arquivos, documentos e registros do governo português foram destruídos, o que até hoje dificulta a reconstituição da história da época.

Invasões preocupavam Portugal e uma vez que a Capitania do Rio Grande do Norte ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os franceses da costa.

Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passou ao controle da Capitania de Pernambuco. Em 1817, a Capitania aderiu à Revolução Pernambucana, instalando-se na cidade de Natal uma junta do Governo Provisório. Com o fracasso da rebelião, aderiu ao Império e tornou-se província em 1822. Em 1889, com a República, transformou-se em Estado.

Muitas pessoas desconhecem o caráter histórico e a contribuição da presença das tropas Aliadas instaladas na base aérea de Parnamirim. Junto ao Acre, o Rio Grande do Norte foi decisivo no processo da vitória aliada na II Guerra Mundial, pois barrou a expansão alemã que pretendia dar um salto da África Ocidental à América do Sul passando pelo Nordeste do Brasil, que foi ocupado antes por tropas norte-americanas.

A presença dos norte-americanos trouxe benefícios para o RN e para os estados do centro-sul do Brasil, que finalmente conseguiram recursos para o Brasil se industrializar de forma decisiva a partir da construção da Companhia Siderúrgica Nacional.

Polícia Federal prende quadrilha suspeita de assaltar Correios no RN

Uma quadrilha suspeita de assaltar uma agência dos Correios foi presa, nesta quinta-feira, no Rio Grande do Norte. Com o grupo foram apreendidos três carros, uma motocicleta, um rádio comunicador, munições, armas e R$ 15 mil em dinheiro, segundo a Polícia Federal.

O assalto ocorreu em São João do Sabugi (RN), na última terça-feira (28).
Sete pessoas foram presas em um ação conjunta das polícias Federal, Civil e Militar. As prisões foram feitas nos municípios de São Gonçalo do Amarante (RN), Natal (RN) e Açu (RN).

 Desenho/Arthur Art's

Bloco os movidos a Coca-Cola fazendo a alegria da galera nos carnavais fora de época à 2 anos.


Coordenação: Ozimario, Junior e Darlan.

E.E.C - Entroncamento Esporte Clube


Entroncamento Esporte Clube, time amador do Entroncamento – Carnaubais/RN criado a menos de 2 (Dois) anos e já possui um histórico de títulos e vitórias de dar inveja.
Com 6 (Seis) meses – Campeão da Copa Alex 2009.

Com 7 (Sete) meses – Campeão do Torneio de vilas na Serra do Mel.

Com 1 (Um) ano e três meses – 3° lugar no campeonato Inter-Municipal (Org. Alzamir Cardoso, Antonio Rosa e Aldair Fernandes) realizado no Entroncamento (Disputado pela 1° vez).

1 (Um) ano e 2 (Dois) meses invicto.

Por trás deste time estão os homens responsáveis por esta boa campanha em menos de dois anos, são eles:
Técnico e dono: Alderi Andrade
Presidente: Arthur Santana
Coordenador: Ademar Menezes

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2010 - BELA VISTA - CARNAUBAIS / RN


9ª copa Alexsandro Fernandes tem seu inicio

A 9ª copa Alex de futebol teve seu inicio neste domingo 19/09, no campo do bairro Pacheco, essa é uma copa idealizada pelo o vereador DITO que prestando uma homenagem ao seu irmão, vem realizando esse grande evento, com as equipes de Carnaubais, o campeonato inicio com dois jogos, no 1º jogo ENTRONCAMENTO 1 X 2 ARENOSA no segundo jogo CORINTHIANS DO ARRAIA 5 X 2 INDEPENDENTE.

Inpe aponta novas áreas de queimadas no Brasil Fogo destrói áreas do Tocantins e norte de Goiás, perto de Mato Grosso. Mato Grosso e Pará são estados com maior número de focos de incêndio.

Novos focos de queimadas foram registrados no Brasil neste ano, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O meteorologista Raffi Agop, do Inpe, explicou ao G1 que as áreas estão localizadas principalmente no sul do Tocantins e norte de Goiás, perto da divisa com Mato Grosso. Novos pontos de incêndio também surgiram no sul de Goiás e no Pará. Nesses locais, segundo Agop, o Inpe ainda não havia registrado focos de incêndio.
Entre as áreas citadas por Agop estão o Parque Nacional do Araguaia e a Serra Geral do Tocantins, que são unidades de conservação. “São pontos novos, que não queimavam há dez anos. O Tocantins, por exemplo, teve cerca de 4.200 focos neste ano contra pouco mais de 900 no ano passado. Do total no estado em 2010, 40% dos focos ocorreram dentro ou perto de unidades de conservação”, disse.
O Inpe ainda não estimou a extensão atingida e as causas dos novos incêndios. Porém, o meteorologista ressalta que, apesar das novas áreas, os pontos de incêndio diminuíram de maneira geral nos últimos anos. “O número tem caído por conta da queda no desmatamento e também pelo aumento na fiscalização das áreas de vegetação. No ano passado, a quantidade de queimadas foi bem menor também, pois choveu mais do que nos outros anos.”
O período mais crítico para queimadas são os meses de agosto e setembro, segundo o Inpe. Mato Grosso e Pará são os estados mais críticos para ocorrência de queimadas, mas há grande ocorrência também em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
“As queimadas começam em maio, mas agosto e setembro são os piores meses para o Centro-Oeste e o sul da Amazônia, que sofrem com a estiagem e o tempo seco. A partir de outubro até janeiro, começa a chover nessas regiões e as queimadas migram para o Nordeste, que está com o ar mais seco e recebe maior incidência de sol. De janeiro a abril, as queimadas passam a atingir Roraima e o norte do Amazonas, áreas que estão mais secas enquanto chove em todo o resto do Brasil”, disse.
Apesar de a estiagem colaborar para queimadas, segundo Agop, muitos incêndios são criminosos, causados por pessoas que ateiam fogo a lixões ou a terrenos para limpar a mata. Há também incêndios provocados por balões. A previsão, de acordo com o Inpe, é que o tempo continue seco até outubro.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO 2010


FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO 2010
DE 27 DE SETEMBRO A 07 DE OUTUBRO
BELA VISTA - CARNAUBAIS / RN

História de Nossa Senhora do Rosario

A origem da devoção à Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, mas sua propagação tomou impulso com São Domingos de Gusmão.  Foi  por sua inspiração que São Domingos fez do Rosário  sua poderosa arma para combater a heresia dos albingenses, isto no início do século XIII, onde a tal heresia crescia vertiginosamente na França.  Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário”.  Existem, inclusive, certas versões históricas que afirmam ter Nossa Senhora aparecido a São Domingos segurando o Menino Jesus no colo e oferecendo-lhe o santo Rosário, e cuja propagação e divulgação teria tomado impulso por pedido pessoal de Maria Santíssima.
À recitação do  Rosário é que a igreja atribui os seus maiores triunfos, e grata atesta, pela boca dos Sumos Pontífices que, “pelo Rosário todos os dias desce uma chuva de bênçãos sobre o povo cristão”(Urbano IV);  “que é a oração oportuna para honrar a Deus e a Virgem, como afastar bem longe os iminentes perigos do mundo” (Sixto IV);  “propagando-se esta devoção, os cristãos  entregues à meditação dos mistérios inflamados por esta oração, começarão a  transformar-se em outros homens, as trevas das heresias dissipar-se-ão e  difundir-se-á a luz da fé católica” (São Pio V);  "desejamos ver sempre mais largamente propagada esta piedosa prática e tornar-se devoção verdadeiramente popular de todos os  lugares, de todos os  dias" (Leão XIII).
 Nos mistérios do Rosário, contemplamos todas as fases do Evangelho: 
           Os mistérios gozosos retratam as meditações da anunciação do Anjo a Nossa Senhora, visitação de Maria à Santa Isabel, nascimento triunfante de Jesus,  sua apresentação no templo e Jesus, entre os doutores da lei.
           Nos mistérios dolorosos contemplamos a agonia de Jesus no horto,  flagelação de Jesus, a coroação de espinhos,  o calvário, a crucificação e morte de Jesus. 
           Nos mistérios gloriosos, a Ressurreição de Jesus, a sua Ascensão aos céus,  a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos,  a Sua Assunção  e gloriosa  Coroação. 
E,  sob inspiração maternal de Nossa Senhora, no dia 16/10/2002,  pela carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, que Sua Santidade o Papa João Paulo II acrescentou ao Rosário os Mistérios Luminosos,  que retratam a  vida pública de Jesus,  desde o seu batismo no Jordão,  o primeiro milagre nas Bodas de Caná,   proclamação do reino, transfiguração e  instituição da Eucaristia.  Estes mistérios foram inseridos entre os mistérios  gozosos e os dolorosos, formando um perfeito complemento da meditação da Bíblia. 
A santa devoção atravessou os séculos sempre com o empenho da Santa Igreja de difundi-lo. Tem a virtude de excitar e nutrir em nós o recolhimento, pondo-nos em contato com os mistérios da nossa religião. É a oração do sábio e do ignorante, pois, como nenhuma outra, se adapta à capacidade de todos.  
Peçamos a Maria Santíssima a graça de sermos não só fiéis propagadores, mas principalmente perseverantes na prática de sua recitação, e que tenhamos sempre o desejo inflamado de rezá-lo sempre com muito entusiasmo e alegria.  E que tenhamos a convicção de que o Rosário une o tempo à eternidade, a cidade terrena à cidade de Deus.

A importância do voto

O voto é a forma legal de escolher quem nos representará politicamente e o alistamento eleitoral é condição indispensável ao exercício da cidadania, já que através dele, o cidadão torna-se eleitor.

No brasil, o alistamento é obrigatório aos maiores de dezoito anos e facultativo, aos analfabetos e aos maiores de setenta anos. É facultativo também, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e, vedado aos estrangeiros e aos jovens recrutados para o serviço militar obrigatório.

Neste ano teremos as últimas eleições do milênio para prefeito e vereadores de nossa cidade. Por isso, é necessário que saibamos o que representam e a função de cada um deles.

A figura do vereador surgiu em Portugal no século XV e a palavra vereador vem de verear, que por sua vez vem de vereda. E verear, significa cuidar das estradas, dos caminhos e por extensão, das ruas e praças de uma cidade.O vereador é um representante daqueles que o elegeram e tem a função de :

• legislar sobre assuntos de interesse local;
• suplementar a legislação federal e estadual;
• legislar sobre tributos municipais;
• apresentar projetos de leis, decretos legislativos, resoluções e emendas;
• formular requerimento, moções, indicações;
• emitir pareceres;
• participar de debates e votações;
• eleger a Mesa Diretora e das Comissões;
• conhecer o Regimento Interno da Câmara;
• comparecer às sessões;
• votar as proposições submetidas à deliberação da Câmara;

E, ao Executivo Municipal, como principal detentor do poder o Prefeito, cabe:

• iniciar o processo legislativo na forma da lei;
• exercer a direção da Administração Municipal com as Secretarias Municipais e outros órgãos auxiliares;
• sancionar, promulgar e fazer publicar as leis;
• expedir decretos e regulamentos;
• vetar projetos de leis;
• nomear e exonerar Secretários;
• subscrever ou adquirir ações;
• encaminhar ao Tribunal de Contas, sua prestação de contas;
• apresentar relatório sobre o andamento das obras;

O QUE DEVEMOS FAZER NA HORA DE VOTAR

Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. Alguém que julgamos que vá nos representar muito bem no plenário. Alguém que lute por nossos direitos.

Diante deste quadro em que politicagem virou sacanagem, temos que mudar nossa maneira de votar. Pois candidatos a político, tem muitos, mas fazer política em favor do povo são muito poucos.
“ E como posso mudar minha maneira de votar? ” 
Primeiro analiso o que precisa ser feito no Grande Lar, e a partir daí passo a escolher meu candidato. Eu posso eleger vereadores, prefeitos, depudatos estaduais e federais, presidente e senador.

Os vereadores vão levar para o Prefeito os problemas de minha cidade, de minha rua, como iluminação, asfalto, agua potável, esgotos etc.

O prefeito, vai escutar as propostas dos vereadores e ver o que poderá ser feito. Além disso, o Prefeito cuida do lixo, dos impostos, etc.

Os deputados estaduais, vão levar para a assembléia legislativa projetos de leis que beneficiem meu estado. E os deputados federais, vão criar novas leis e votar junto com os senadores os projetos e as novas leise executá-las.

E temos o poder Judiciário que interpreta as leis e dá seu veredito.

E o nosso Presidente vai representar o país perante os demais países do mundo.

Não posso me esquecer que os senadores representam o “Grande Pai”.é o senador quem vai vistoriar tudo que o presidente faz, e para onde vai nosso dinheiro.

Ciente do quadro de responsabilidade de cada candidato eleito, tenho que eleger alguém que seja meu espelho, que tenha os mesmos ideais, que veja o país da mesma forma que vejo, que suas necessidades também sejam as minhas, e que suas propostas fechem com meus objetivos. Alguém que seja leal, íntegro, verdadeiro, que saiba o que é ter moral; alguém por quem me orgulhe de votar nele. Tenho que verificar se ele já atuou em algum período como político e quais foram seus feitos. E se ele for candidato pela primeira vez, tenho que examinar seus projetos. E além disso, tenho que analisar os ideais do partido a qual pertence meu candidato, e quais as filosofias do partido. Não posso dar meu voto a alguém que pertença ao bando de corruptos, alguém que seja filho do suborno, alguém que apoie o governo do FHC, que só fez por enganar seu povo; alguém que queira trocar meu voto por um prato de comida, ou que tenha me feito pequenos favores, pois este, provavelmente será aquele que quando eleito vai me tirar a comida.

Não posso vender e nem trocar meu voto por nada. Meu voto é muito precioso, dele depende meu futuro, o futuro de uma nação, futuro do nosso Brasil.
Procedendo desta forma, e ensinando aos que estão próximos de mim, a agir como eu, pelo menos é um bom começo para votar certo.

Rio Grande do Norte poderá eleger opositora ao governo federal

As pesquisas eleitorais no Rio Grande do Norte apontam uma situação contraditória. Enquanto a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera no Estado com 55% das intenções de votos, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) poderá vencer para o Governo já no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope.
Com isso, caso as pesquisas do Ibope se confirmem nas urnas, o Rio Grande do Norte será o único Estado do Nordeste que elegerá um governador de oposição ao Governo Federal. A situação ganha contornos ainda mais acentuados porque no Estado Dilma Rousseff tem, declaradamente, dois candidatos ao governo, o atual chefe do Executivo, Iberê Ferreira (PSB), e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). No entanto nenhum dos dois decolou no pleito, e somados os votos de todos os concorrentes, Rosalba Ciarlini ainda tem 10 pontos de vantagem, segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na última quinta-feira (23).
O principal partido de oposição ao governo Lula, o DEM, também deverá reeleger nas terras potiguares o senador José Agripino Maia, que disputa o primeiro lugar das pesquisas com o senador Garibaldi Filho (PMDB).
Nem mesmo a forte presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenciável Dilma Rousseff conseguiu alavancar as candidaturas ao Senado da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ex-vereador Hugo Manso (PT), que aparecem com 37% e 6%, respectivamente, no Ibope. A presidenciável do PT e Lula chegaram a gravar programas exclusivos para Wilma de Faria.

3 de outubro, vote consciente!

Dia 03 de outubro, domingo, é um dia muito importante nas nossas vidas. É um dia de escolhas para saber quem nós queremos que nos represente no Legislativo e no Executivo no nosso Estado e no nosso País. É tempo de fortalecer nossos ideais e provar que nossas escolhas foram as melhores e indicar aos nossos amigos e parentes o melhor candidato. Neste ano você tem nas mãos o maior instrumento da democracia: o seu voto.



No primeiro turno, serão 6 cargos: Deputado Estadual/Distrital, Deputado Federal, dois senadores, Governador e Presidente. Para não errar na hora do voto, você pode levar uma cola com os números dos seus candidatos. Você pode levar este folheto para te auxiliar quando estiver na urna eletrônica. Lembre-se: votar certo é votar com consciência. Antes de tomar sua decisão pense e pesquise tudo sobre seu candidato.
Mas nessas eleições de 2010, para que tudo ocorra bem, o eleitor deverá apresentar dois documentos, obrigatoriamente:

  • título eleitoral, e
  • Não será possível votar apenas com o documento de identidade ou apenas com o título eleitoral. Verifique se os seus documentos estão em dia! Documento de identidade com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente como as identidades funcionais (OAB, CREA, etc); certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação.

Caso não tenha mais o seu título, compareça ao Cartório Eleitoral mais próximo até o dia 30 de setembro.Caso não tenha mais o seu título, compareça ao Cartório Eleitoral mais próximo até o dia 30 de setembro.