terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Noite de 21 de dezembro: Solstício de Verão e Eclipse Total da Lua

Na próxima Lua cheia de dezembro, nós temos um motivo a mais para celebrarmos o fim do ano e  início do Verão.  Não precisa ficar com medo. Uma oportunidade rara de presenciarmos o Solstício de Verão e Eclipse Lunar, num mesmo dia. 

Solstício de Verão
Na astronomia, a palavra solstício significa sol parado. Nesse momento o Sol durante o seu movimento aparente na esfera celeste atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início do verão e inverno. No hemisfério sul ocorre o inverso. No próximo dia 21 de dezembro temos o solstício de verão.  Nessa data, teremos o dia mais longo do ano e a noite mais curta  (quase noite de Natal). Os Solstícios não são iguais em dias devido a excentricidade da órbita da Terra.

Eclipse Lunar - 21 de Dezembro
 A Lua - jardineira celeste - é a rainha da noite. Noite dos namorados e poetas. Loucos e místicos. A Lua é um satélite natural da Terra e reina absoluta da noite. Para os amantes da noite a Lua é um verdadeiro banquete dos deuses. Na etnografia, existem muitas lendas e crendices com a Lua: Diana, Afrodite, Isis. Quando acontecia o eclipse da Lua, os antigos acreditavam ser um sinal que alguma coisa ruim estava para acontecer, e seria necessário afugentar o dragão que está devorando a Lua.

Considerando o Tempo Universal como referência de data, o meio do eclipse ocorrerá às 08:16 TU enquanto que o instante do Solstício de Verão será às 23:38 TU do dia 21 de dezembro.  A coincidência desses dois fenômenos é muito rara.  A última vez que aconteceu um eclipse lunar no solstício de verão foi em 1991, quando a Lua ficou  somente 9% coberta pela sombra  projetada pela Terra. 

Para os observadores no RN, essa importante efeméride pode ser observada nos horários locais, abaixo discriminados: 

Entrada da Lua na penumbra (P1): 02:27
Entrada da Lua na sombra (U1): 03:32
Início da totalidade       (U2): 04:40
Meio do eclipse: 05:16
Fim da totalidade (U3): 05:53
Saída da Lua na sombra     (U4): 07:01
Saída da Lua na penumbra (P2): 08:06

 21/12/2010 Ocultação Lunar: 132Tau, 5,0 mag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário