quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Executivo reafirma compromisso com unidade de pronto atendimento 24 horas

 
O propósito manifestado pelo prefeito Ivan Lopes Júnior de dotar a prestação de serviços de saúde da rede pública municipal de um núcleo que assegure atendimento à população 24 horas por dia será uma realidade num prazo máximo de 90 dias. Este compromisso foi reafirmado no fim de setembro último pelo próprio prefeito e pelo secretário municipal de Saúde, Jader Torquato do Rego Neto, à representação da 3ª Promotoria de Justiça da comarca do Assú.
O chefe do Executivo e o auxiliar foram signatários de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com tal finalidade. Respondeu pela 3ª Promotoria de Justiça local o promotor Alexandre Gonçalves Frazão. Cópia do documento, celebrado no dia 29 de setembro, está publicada no exemplar de quarta-feira, dia 6 de outubro, do Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo Ivan Júnior, a instituição do atendimento 24 horas será um importante avanço na qualidade dos serviços de saúde à população.
O prefeito ressaltou que, em sua administração, não tem faltado esforço para garantir uma saúde melhor para todos. Registrou que vários foram os investimentos com este objetivo, citando como exemplos a ampliação da rede de núcleos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) – hoje num total de 15 unidades distribuídas por todo o município –, a disponibilização de várias especialidades médicas no Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho e as gestões para a retomada do Centro de Diálise do Vale do Açu.
Núcleo 24 horas se situará em PSF do bairro São João
O Termo de Compromisso possui cinco cláusulas. Na primeira o município compromete-se a, em 90 dias, colocar em funcionamento a unidade de pronto atendimento básico 24 horas com estrutura pré-hospitalar fixa e com integração às redes regional e estadual de atenção às urgências/emergências. Temporariamente, a unidade funcionará no posto do PSF localizado no bairro São João. Toda a estrutura da unidade foi definida no Projeto de Implantação do Pronto Atendimento Municipal encaminhado pela Prefeitura à representação do Ministério Público Estadual da comarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário