quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Policia prende suspeito de matar ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues

O mecânico Elixeli Martins de Melo, de 25 anos, foi preso ontem pela manhã pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no assassinato do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Francisco Carlos Gomes de Oliveira, que era conhecido como "Carlinhos". O jovem foi flagrado com um carro tipo Citroen C3 de cor preta, roubado em Alagoas. O carro tem características semelhantes ao que foi usado pelos matadores de Carlinhos. Antes do carro, ele já era apontado como um suspeito do crime.

O mecânico havia sido conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Assu para prestar depoimento sobre o assassinato do ex-vice-prefeito, mas acabou ficando preso mesmo pelo crime de receptação. Ele foi flagrado quando andavam em um veículo tipo Citroen C3 de cor preta e placa (falsa) MVS - 9099, AL. Após fazer uma varredura no carro, os policiais descobriram que ele era roubado e estava com a placa adulterada. A verdadeira placa do veículo é MUR - 3646, AL. Constatada a falsificação, Elixeli foi autuado em flagrante por receptação e pode responder pelo assassinato.

O delegado Denys Carvalho da Ponte, que responde pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) de Mossoró, foi designado pela Delegacia-Geral de Polícia Civil do RN para investigar o crime em caráter especial. Ele afirma que a prisão em flagrante ocorreu por um acaso, já que eles não sabiam que o carro era roubado. "Nós fomos à cidade só para colher o depoimento dele, mas acabamos descobrindo um outro crime", diz o delegado, acrescentando que a real intenção de sua visita era reunir provas contra Elixeli e outras pessoas que supostamente estariam envolvidas nesse crime.

Por enquanto, o delegado prefere não entrar em detalhes acerca da investigação. Ele adiantou à reportagem do Jornal de Fato que os indícios colhidos até o momento apontam para o envolvimento do jovem preso ontem pela manhã. Elixele foi submetido ao exame de residuograma de chumbo para confirmar ou não se ele teria participado diretamente do assassinato. O exame mostra se o suspeito utilizou uma arma de fogo nos últimos dias. Denys adianta ainda que existem outros nomes de pessoas suspeitas nesse crime e que, aos poucos, a investigação vai chegar a todos os envolvidos.
À reportagem, o preso negou qualquer tipo de envolvimento com a morte do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues. Elixele, que aparentava nervosismo, disse que o carro apreendido em seu poder foi comprado como se fosse "de estouro". A expressão é usada quando o proprietário de um veículo financiado deixa de pagar ao banco, que aciona a Justiça e pede sua apreensão. "Não sei nem quem é essa pessoa (refere-se ao ex-vice-prefeito). Não tenho nada a ver com isso não", enfatizou o suspeito, que por enquanto não convenceu a polícia e vai continuar sendo investigado.


O mecânico Elixeli Martins de Melo, que tem 25 anos e mora em Assu, negou ontem qualquer tipo de envolvimento com a morte do ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues, Francisco Carlos Gomes de Oliveira, o "Carlinhos", entretanto, sua ficha criminal é um agravante. Ele já responde processo pelo assalto ao banco Bradesco da cidade de Poço Branco, distante cerca de 250 km de Mossoró, além de um assassinato ocorrido em Assu, distante 75 km de Mossoró.
A tentativa de assalto ao banco Bradesco de Poço Branco ocorreu em 15 de janeiro do ano passado. O grupo tentou roubar o correspondente bancário no meio da madrugada. Houve troca de tiros entre policias e bandidos e dois deles foram presos logo após o crime. Um dos presos era justamente Elixeli, que agora é investigado pelo assassinato de Carlinhos, de Alto do Rodrigues.


Elixeli e os outros integrantes da quadrilha fugiram pelo matagal. A perseguição contou com o apoio até do helicóptero da Secretaria da Segurança Pública do RN.


A mesma quadrilha, segundo informou a Polícia Civil na época da investigação, havia praticado outros assaltos contra agências bancárias da cidade. Um dos suspeitos presos na época confessou que o mesmo grupo realizou arrombamentos bem sucedidos nas cidades de Arês, Cerro Corá e Santana do Matos, todas no interior do Estado. O mesmo grupo participou do roubo em Carnaubais, onde quatro suspeitos foram presos na época.

Fora a participação em assaltos contra agências bancárias, Elixeli teve seu nome citado também em um inquérito de assassinato, que continua em andamento na Delegacia de Polícia Civil de Assu.


"Como podemos ver, ele já tem uma extensa ficha criminal. Não é de hoje que esse rapaz se envolve com o mundo do crime. Por enquanto, ele está sendo preso somente pelo crime de receptação. Mas a investigação vai continuar e ele poderá ser responsabilizado pelo assassinato de Carlinhos também", comenta o delegado Denys Carvalho, que assumiu o caso na segunda-feira passada e já começou a apresentar resultado positivo.
Do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário