sábado, 5 de fevereiro de 2011

O que fazer com o Lixo Eletrônico?

Foto Greenpeace

Os equipamentos eletrônicos evoluem cada vez mais rápidos, nossos usados parecem obsoletos diante dos novos modelos e suas funções quase inacreditáveis. Assim, o ser humano ganhou uma nova necessidade indispensável, a de ser manter sempre atualizado  frente às inovações tecnológicas.

Os equipamentos não mais usados ficam guardados em gavetas ou jogados na despensa, ou ainda mais frequente, são descartados no lixo comum. Contudo, esses resíduos eletrônicos, mais conhecidos como e-lixo, são produzidos com substâncias nocivas, e não podem ser descartados de forma incorreta.

Segundo o relatório Recycling – from E-Waste to Resources, divulgado pela ONU em fevereiro de 2010, os chineses produzem 2,3 milhões de toneladas de lixo eletrônico, perdendo apenas para os Estados Unidos, que produzem 3 milhões de toneladas. No Brasil são produzido 0,4 toneladas de lixo eletrônico por habitante.

Confira abaixo uma lista com as principais empresas e instituições que coletam, ou reciclam e-lixo, e entre em contato para saber se ela atende em sua cidade.

Para doar seu computador:




Para descartar seu e-lixo, as empresas Sony Ericsson, Nokia, Dell, Motorola, Vivo e TIM, possuem sistema de coleta em suas lojas ou em redes autorizadas. Para saber mais posto de coleta entre no site da  ONG Lixo Eletrônico, que fornece um banco de dados com estas informações.

Já que não dá para resistir às tentações tecnológicas, e suas funções surreais, mas por vezes desnecessárias, o mais sensato é fazer o correto descarte destes equipamentos, e não poluir ainda mais o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário