Os problemas enfrentados por usuários da operadora de telefonia móvel TIM do Estado poderão ser sanados ainda este ano. Concomitantemente ao término do prazo judicial, a TIM entregou na última segunda-feira, 14, ao juiz Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JF/RN), um plano de ampliação da capacidade de rede no Rio Grande do Norte, totalizando um investimento de R$ 30 milhões. O projeto já segue os moldes Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tendo a aprovação pelo órgão conforme requerido em decisão judicial do último dia 14 de janeiro.
De acordo com a TIM, os investimentos que serão realizados em 2011, somados aos que a empresa já realizou nos últimos dois anos, garantirão uma rede com capacidade habilitada 25% superior à demanda de tráfego prevista para a região, incluindo o crescimento projetado para o ano. Atualmente, ela é a operadora líder no Estado em número de clientes, com 1,22 milhão de números habilitados.
Além disso, a empresa assegura que com os equipamentos que serão instalados, a capacidade de rede total poderá ser aumentada imediatamente para atender a um tráfego de voz e dados equivalentes ao dobro do crescimento que a empresa projeta para o Estado este ano.
Em 2010, foram instalados mais de 600 TRX (elemento de rede que determina a capacidade de acesso a uma rede celular) para a ampliação da cobertura da TIM no RN. Segundo a empresa, tecnicamente, um elemento TRX suporta o acréscimo de até 631 clientes a uma antena, levando-se em consideração o consumo médio individual do cliente potiguar,
"Entre 2009 e 2010, a TIM investiu em rede no Estado um valor médio superior a R$ 20 milhões ao ano. O valor foi destinado à melhoria e ampliação da infraestrutura, para oferecer aos clientes potiguares acesso aos serviços inovadores da TIM, como a realização de chamadas de longa distância a preço local e acesso à internet via celular também para usuários de planos pré-pagos", afirma Luca Luciani, presidente da TIM.
O presidente destaca ainda que o trabalho de expansão da rede de uma operadora é uma tarefa de longo prazo e que o compromisso da TIM é melhorar constantemente a experiência de uso de voz e dados dos clientes. "Procuramos entender a determinação do senhor juiz como uma indicação de que deveríamos acelerar os investimentos já previstos para 2011 para o Estado. É o que estamos fazendo: haverá uma concentração de esforços no 1º trimestre, embora o fortalecimento da nossa rede tenha continuidade ao longo do ano", afirma Luca Luciani.
Projeto de expansão da operadora tem como meta ampliar a cobertura 3G no Rio Grande do Norte
Além do aumento da capacidade da rede de voz e dados, neste ano, os focos do trabalho da TIM serão a expansão da cobertura 3G. Ao todo, serão instalados cerca de 1,4 mil TRX, representando um crescimento de 60% no número de equipamentos em operação em relação ao final do ano passado.
Conforme a TIM, a capacidade de transmissão instalada em 2011 será 25% superior ao total de tráfego acumulado projetado para o ano, garantindo aos clientes uma melhor experiência com serviços de voz e dados. Ademais, já serão instalados equipamentos com capacidade para atender ao dobro do crescimento de tráfego projetado para o ano, bastando ser ativados para entrar em operação de imediato.
"A partir de agora, vamos adotar um novo modelo para expansão de capacidade, com a instalação de equipamentos para suportar o dobro do volume de minutos que estimamos trafegar em 2011. É como se deixássemos uma capacidade extra de rede adormecida. Caso seja necessário aumentar nossa infraestrutura em alguma localidade no Estado, basta um comando de computador", detalha Luca Luciani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário