terça-feira, 22 de março de 2011

Avanço do mar causa destruição no RN


O mar destruiu parte da RN que liga os municípios de Tibau e Grossos, no litoral norte do Estado. As ondas atingiram o lugar conhecido como Curva de Raimundo Geraldo, logo após a praia de Pernambuquinho. O fenômeno aconteceu 15 dias antes do carnaval, obrigando o município a agir rápido para evitar maiores prejuízos. Um muro de arrimo foi providenciado com pedras e barro.

Desde os últimos anos, o mar avança com maior violência no litoral potiguar. O motorista Antônio Lázaro disse que de dez anos para cá a maré adiantou-se pelo menos 10 metros. Esse aumento gradativo vem destruindo não só parte da estrada, mas também diversas construções, expulsando moradores da praia.


Antônio Lázaro, que cresceu em Grossos e conhece as praias da cidade como qualquer outro morador, disse que um dos motivos do aumento da maré pode ser ocasionado pela destruição do Pontal da Barra, uma ponta de terra que avança sobre o mar. "Há dez anos nós só avistávamos o Porto-Ilha lá da praia de Pernambuquinho", disse Lázaro, apontando para o Porto-Ilha da Curva de Raimundo Geraldo, um quilômetro de distância de Pernambuquinho.
O salineiro Haroldo Marcos dos Santos, que mora no município desde que nasceu, foi outro que confirmou as mudanças geográficas causadas pelo mar. "O mar avançou e foi muito", assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário