terça-feira, 26 de abril de 2011

Municípios do interior já sofrem com inundações

Embora o volume pluviométrico acumulado do ano esteja abaixo da média histórica para o Sertão do Rio Grande do Norte, o  município de Ipanguaçu já passa a enfrentar problemas de inundações por causa das chuvas do “feriadão”, período em  que choveu 44,2 milímetros.

O acumulado de chuvas do ano em Ipanguaçu, município situado na região do Vale do Açu, chegou a 327,1 mm segundo o posto pluviométrico da Emater e também a  460,00 mm, de acordo com o posto da Base Física da Emparn.

O volume de água acumulado no açude Pataxó, com capacidade para 15 milhões de metros cúbicos, já preocupa a população ribeirinha, pois o rio do mesmo nome se encontra assoreado e pelo menos 15 casas do bairro Maria Romana já foram invadidas pelas águas pluviais neste final de semana. Sexta-feira, o  açude Pataxó estava com uma sangria de 15 a 20 centímetros de lâmina d’água na sexta-feira, dia 22, que passou para 10 cm no fim da tarde de ontem.

Já no Seridó, a Barragem Passagem das Traíras,  localizada na divisa dos municípios de São José do Seridó e Jardim do Seridó, também começou a sangrar na manhã do dia 22. Capacidade para armazenar 49.702.393,65 m³, o reservatório abastece parte da Zona Norte de Caicó.

O tempo chuvoso que caracterizou todo os quatro dias do “feriadão” da Semana Santa, incluindo a quinta-feira, dia 21, em homenagem a Tiradentes, deve perdurar neste três dias, segundo previsão do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte (Emparn). “A previsão é de tempo nublado e com pancadas de chuvas no litoral e interior do Estado”, destacou o meteorologista Gilmar Bristot, em virtude de uma condição de instabilidade do  clima, associado à presença da chamada Zona de Convergência Intertropical

Tais previsões são confirmadas pelo Centro de Previsão de Tempo  e Estudos Climáticos (CPTEC), que aponta para tempo instável com curtos períodos de sol e chuva no Rio Grande do  Norte durante o dia de hoje, com a tendência de continuar a presença do sol entre variação de nuvens e pancadas de chuvas isoladas e localmente fortes em todas as regiões do Estado.

A Emparn informa que da quinta-feira, dia 21 e até às 7 horas de ontem, choveu em 69 municípios, com o maior volume de chuvas ocorrendo em Serra Negra do Norte, 192,2 milímetros; Caicó, 178,4 mm; Jardim de Piranhas, 174,0 mm e São Fernando, 16,4  mm, todos na região do Seridó. Também choveu bem em Patu, 142,4 mm e Viçosa, 104,3 mm, na região Oeste e Canguaretama, 113,3 mm, na região Agreste.

Outra informação importante dada por Gilmar Bristot, é quanto às estatísticas do volume de chuvas acumulada nos quatro primeiros meses de 2011.  De janeiro até agora, a Emparn informa que choveu em 130 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Desses municípios, apenas 49 choveu acima da média histórica de 500 milímetros para o semiárido nordestino.

Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário