Em todo o Brasil, cerca de 3 milhões de crianças nascem por ano. Destes, 46,6% são através de partos cesáreos. Para identificar as características destes atendimentos e fornecer dados sobre os tipos de parto, o Rio Grande do Norte está inserido na pesquisa nacional "Nascer no Brasil: Inquérito populacional sobre parto e nascimento".
O estudo é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde. No RN, os partos serão pesquisados em três maternidades: Januário Cicco, em Natal, Divino Amor, em Parnamirim e no Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio. A escolha foi feita através de sorteio aleatório nas instituições que realizam 500 partos ou mais ao ano.
Em cada uma das três maternidades escolhidas no estado, serão entrevistadas 90 mulheres, através de um questionário digital, que buscará respostas para questões como a assistência pré-natal e complicações clínicas decorrentes dos partos cesáreos.
Segundo a coordenadora estadual da pesquisa “Nascer no Brasil”, Dra. Maria do Carmo Lopes de Melo, a previsão é de que os inquéritos sejam concluídos no mês de junho, informou a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário