quarta-feira, 11 de maio de 2011

ESPN (EUA) chama Copa e Olimpíadas no Rio de "Jogos Mortais"


Em texto intitulado "Deadly Games" (Jogos Mortais) o site da ESPN dos Estados Unidos criticou a cidade do Rio de Janeiro e a preparação brasileira para organizar a Copa do Mundo (2014) e os jogos olímpicos em 2016. Assinado por Wright Tompson, o texto compara a a forma como Rio se vendeu na candidatura para sediar ambas competições e o que chama de "a vida real" carioca. Frisa que a cidade escondeu seus problemas como a violência na época da candidatura e não usou a palavra "favela" no relatório. Ao fazer matéria sobre o referido texto hoje, a Folha Online destaca que, no artigo, a ESPN exibe pontos turísticos no início com imagens da praia de Copacabana no dia em que a cidade foi escolhida sede das Olimpíadas, e no fim, como o Cristo Redentor e o Maracanã ao fundo. No resto do texto, as fotos são relacionadas à violência: ações policiais nos morros, favelas ao redor do Maracanã e um membro do Bope a guerra contra o tráfico.

Um comentário:

  1. Olá Arthur.

    A atual situação do Morro dos Macacos não é a mesma descrita pela reportagem, de maio de 2010. Após a instalação da UPP no local, em novembro de 2010, a polícia prendeu 27 pessoas envolvidas com tráfico, homicídio e outros crimes, além de ter feito 47 ocorrências para apreensão de drogas. Em seis meses, a área registrou apenas um homicídio. Além disso, a Secretaria de Segurança/RJ ressalta que as UPPs e os demais projetos da Segurança Pública do Estado, como o Sistema de Metas, vem contribuindo para a redução sistemática dos principais índices de violência no Estado.
    O Governo do Estado mantém todos os seus compromissos não apenas com o calendário dos Jogos Olímpicos, mas com o cidadão. A sociedade do estado e de todo o país vem acompanhando as ações e as evoluções com transparência em várias áreas, como na Segurança, na Saúde, e em Infraestrutura, para citar algumas.

    Att,
    Fábio
    Núcleo de Comunicação Digital
    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir