sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reservatórios d’água no interior já estão cheios

As chuvas que caíram em Acari nos últimos dias já fizeram sangrar, na manhã de ontem, um dos maiores reservatórios do estado, o açude Marechal Dutra, em Acari, mais conhecido por Gargalheiras. Em Acari, um dos fatores importantes para a cheia do Gargalheiras foi a sangria do açude Dourado de Currais Novos, que atingiu sua cota máxima.

Em Acari, a população denuncia que persiste a poluição do Gargalheiras e que mesmo após um estudo técnico — feito há mais de dois anos — apontando o grau de comprometimento da água do reservatório, nada foi feito. A poluição seria a partir do lançamento de esgoto in natura direto no rio São Bento, que integra a rede de drenagem por onde chega parte da água do açude.
No inverno a situação piora porque os dejetos são carreados em maior intensidade para o reservatório. No município de Barcelona, a cheia da barragem “Sinésio” deixou a população aflita. A barragem sangrou há alguns dias e o excesso de água chega até um dos pontos da cidade dificultando o trajeto de pedestres e veículos. Esta é a quinta vez que a barragem transborda somente em 2011.

“Quando a sangria da barragem aumenta, atinge as casas mais próximas e os moradores ficam aflitos, com medo de que a água leve tudo”, afirmou a moradora Lindalva Rosa da Silva. Os moradores que precisam chegar a rua Pedro Eurico e ao assentamento União, precisam passar pela passagem molhada e o risco de acidentes não é descartado. Moradores relataram que a parede da barragem está rachada e há vários anos nenhuma manutenção é feita. O reservatório foi construído há 40 anos e a água é utilizada para serviços grosseiros, como construção e banho de animais. Em Caicó, o Itans recebeu água de diversos açudes . Armazenava 92,83% de sua capacidade, até ontem, segundo dados do DNOCS. Os açudes que ainda não sangraram já atingiram entre 82 e 95% de sua capacidade de armazenamento de água, om o acude Sabugi, em São João do Sabugi; o açude de Poço Branco e o Mendobim, em Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário