quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dilma dá apoio, mas quer celeridade

Pisar no acelerador, foi com essa conclusão que o Governo Federal saiu do encontro promovido ontem em Brasília com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa de 2014. O ministro do Esporte, Orlando Silva apontou a necessidade de rápidos investimentos na área de transportes. Já a presidenta Dilma Rousseff classificou o encontro como proveitoso prometendo estudar as proposta formuladas pelas autoridades que participaram do evento, além de  reiterar os compromissos assumidos pelo seu governo com as sedes.
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o Rio Grande do Norte não terá dificuldade para cumprir o cronograma de obras da Copa. Logo após o encontro com Dilma e demais governadores e prefeitos das cidades-sede. Embora o Governo Federal tenha definido que dezembro de 2011 será o limite para o início de todas as obras de mobilidade, Rosalba mostrou confiança. “Estou muito tranquila com relação a parte do Governo do RN. As licitações estão andando, projetos estão prontos e conseguiremos cumprir o cronograma tranquilamente”, acredita Rosalba.

A governadora confirmou ainda que no próximo dia 7 de junho acontecerá a abertura das propostas para a obra de construção dos dois túneis da avenida Prudente de Morais.

Durante a reunião, a presidente Dilma Rousseff citou cada uma das cidades sedes e as obras que serão feitas. Ao falar de Natal, a presidenta destacou a obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o investimento de R$ 16 milhões no Aeroporto Augusto Severo.

Os prefeitos cobram da  presidenta Dilma que ela edite uma legislação especial para permitir que os processos licitatórios não sejam obrigados a passar pelos trâmites burocráticos que acabam por atrasar essas obras. Eles querem ainda que haja modificação no sistema que controla os convênios e inabilita as cidades de obter financiamentos, muita vezes por pequenas pendências consideradas por eles insignificantes.

“Não é para passar por cima de nada. Só queremos um modelo que permita dar agilidade às obras que têm data marcada para serem concluídas”, disse a prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

As duas maiores queixas dos prefeitos são os problemas que as cidades têm com mobilidade urbana e aeroportos.

Demétrio: obras iniciam em julho

O secretário da Secopa, Demétrio Torres, ainda não sabe quando a Secretaria da Juventude, Esporte e do Lazer (Sejel) irá desocupar o Machadão e repassar, de fato, o imóvel para que o governo possa entregá-lo a OAS, empresa que vai realizar o serviço de demolição do atual estádio e construir a Arena das Dunas. A previsão é que o processo de mudança para o ginásio Nélio Dias seja concluído esta semana e que o canteiro de obras comece a ser implantado no local nos próximos 5 ou 10 dias.

De Brasília, onde acompanha a governadora Rosalba Ciarlini num encontro que a presidenta Dilma Rousseff terá com todos prefeitos e governadores das cidades-sede da Copa de 2014 hoje às 15 horas, Demétrio Torres informou que “de forma efetiva, as obras no Machadão só devem ser iniciadas no começo de julho” e “que no momento, existem equipes na área apenas realizando alguns levantamentos topográficos, bem como algumas equipes realizando levamento daquilo que exite dentro da praça de esportes e que pode ser reaproveitado e realizando observações para definir a melhor forma de promover a demolição daquela estrutura”.

Em princípio, com a efetivação da mudança da Sejel, os planos são de iniciar a instalação do canteiro de obras a partir da próxima semana, isolando a área com tapumes metálicos, que já foram encomendados e devem estar chegando a Natal nos próximos dias.

O diretor-presidente da Arena das Dunas Concessão e Eventos, Charles Maia Galvão, empresa que tem contrato com o governo potiguar, afirmou em entrevista ao Portal 2014, que a demolição do estádio vai ocorrer de forma mista “com implosão do anel superior e mecânica no anel inferior”.

Segundo Charles Maia, as previsões pessimistas realizadas pela imprensa sobre os projetos da Copa não deverão se confirmar, principalmente em Natal. “Não há qualquer risco da entrega da obra ocorrer de forma intempestiva fora do prazo contratual (31/12/2013), exceto se o BNDES não conceder o financiamento nos termos definidos na Linha ProCopa no Edital. Esta hipótese, entretanto, é bastante remota”, ressaltou.

Concessão deve garantir aeroportos

Brasília (AE) - A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou hoje que fará concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). O anúncio foi feito durante reunião no Planalto e que foi convocada pela presidente Dilma Rousseff para discutir com governadores e prefeitos das cidades que sediarão a Copa de 2014 o andamento das obras para o evento esportivo.

Por meio de nota, o Planalto informa que continuam os estudos para a concessão de mais dois aeroportos: Confins (MG) e Galeão (RJ). O modelo definido para as concessões, ainda segundo a nota, é o de Sociedades de Propriedade Específico (SPE), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero.

A nota diz ainda que a SPE será uma empresa privada e ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. A nota acrescenta que, como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia.

De acordo com a nota do Planalto, a metodologia e demais critérios do edital de concessão serão elaborados por empresas especializadas e devem estar prontos em dezembro deste ano. Enquanto isso, a Infraero continuará a implementar os investimentos previstos no seu planejamento estratégico, relativo aos demais aeroportos da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário