sexta-feira, 29 de julho de 2011

Reclamações contra aparelhos celulares disparam

De acordo com procons, as queixas contra o produto chegaram a 21,6 mil em 2010
Os aparelhos celulares foram os produtos mais reclamados em 2010. De acordo com Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, publicado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, nesta quarta-feira (27), revela que, das 68.373 reclamações registradas, 21.609 se referem a celulares. O que significa dizer que aparelho de telefone celular corresponde, sozinho, a 17,6% de todo o cadastro.

No ranking dos 30 fornecedores mais reclamados, as empresas de telecomunicações têm destaque. A Oi, em primeiro lugar, recebeu 8.328 queixas, ou 6,8% das reclamações registradas. A Claro e Embratel ficaram em terceiro lugar, com 4.381 reclamações, ou 3,5% das queixas. A TIM/Intelig ocupa a oitava posição, com 2.668 queixas, e a Vivo, a nona, recebeu 2.250 reclamações.

Fabricantes de celulares também estão entre os fornecedores mais reclamados. A LG, em quarto lugar, recebeu 3.413 queixas. A Sony Ericsson, em sexta posição, teve 3.176 reclamações, seguida da Samsung, que ficou com 3.130. A Nokia, em 11º, recebeu 2.016.

O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas consolida dados dos Procons de 22 estados e do Distrito Federal integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon em um processo administrativo.

Fonte: Tele.Síntese

ONU diz que Somália é o pior desastre humanitário do mundo

Refugiados somalis que buscam abrigo no Quênia para escapar da seca e da fome extremas são os mais pobres entre os pobres e as pessoas mais vulneráveis do mundo, disse o chefe da agência de refugiados da ONU.
Cada vez mais crianças pequenas desnutridas estão morrendo depois de passar semanas caminhando em busca de ajuda humanitária naquele que já se tornou 'o pior desastre humanitário do mundo', disse António Guterres, chefe do ACNUR.
'Fugimos para não morrer de fome', disse Ulmay Abdow Issack, 32, que passou três semanas caminhando até a fronteira com seus seis filhos pequenos e marido doente. 'Não tivemos nada para comer ou beber no caminho.'
Para Muslima Adan Hassan, 35, o trajeto foi ainda mais árduo. Dois filhos e uma filha dela morreram ao longo dos 35 dias que passaram a caminho de Dadaab.
Desde a fronteira, os refugiados ainda precisam atravessar 80 quilômetros do deserto queniano para chegar ao campo de refugiados. Em muitos casos essa travessia é feita a pé.
'Temos casos de crianças que foram devoradas por leões e hienas', disse Abdullahi Hussein Sheikh, um dos refugiados.
Em junho, o número de recém-chegados ao campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, triplicou, chegando a 1.300 pessoas por dia. As agências humanitárias internacionais não têm conseguido fornecer ajuda alimentar dentro da Somália devido à insegurança e hostilidade do grupo rebelde islâmico Al Shabaab, que controla boa parte do país.
'Já visitei muitos campos de refugiados no mundo. Nunca vi pessoas chegando em condição tão desesperadora', disse Guterres no domingo durante visita a Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo, situado a 80 quilômetros da fronteira entre Quênia e Somália.
'Aqui, nos arredores do campo de refugiados somalis de Dadaab, temos os mais miseráveis entre os miseráveis, os mais vulneráveis entre os vulneráveis do mundo', acrescentou.
Crianças e suas mães estavam sentadas na areia, aguardando ajuda; suas únicas posses eram preciosas latas para receber água. Alguns bebês choravam; outros, com seus rostos recobertos de poeira branca, estavam tão exaustos que não se movimentavam.
Em Dagahaley, o setor norte do campo, as mortes de crianças de até 5 anos se multiplicaram por seis em maio em comparação com o ano passado. Hoje entre 18 e 24 dos recém-chegados de até 5 anos de idade estão desnutridos.

Fonte: http://conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

Clubes ameaçam romper com a Fifa

A preparação das seleções que vão disputar a Copa de 2014 vai gerar mais um embate entre clubes europeus e a Fifa. Talvez o último antes de um rompimento por parte dos grandes times.

A intenção da entidade, segundo o secretário-geral Jérôme Valcke, é que mais amistosos sejam realizados antes do Mundial do Brasil.

Esse tipo de jogo serviria, diz Valcke, para melhorar o nível do futebol apresentado na Copa. "As pessoas falaram que o futebol na [Copa da] África não foi dos melhores, e nós queremos sempre o melhor", declarou o cartola.

Ele prosseguiu: "Alguns jogadores chegam cansados na Copa, então temos que ver o que fazer para que as seleções possam chegar bem preparadas e descansadas".

Ainda segundo Valcke, uma alternativa será a realização de "mais amistosos antes do [Mundial do] Brasil".

É tudo o que os times não querem. A Associação Europeia de Clubes tem um acordo com a Fifa que vai até 31 de julho de 2014. A Copa será de 12 de junho a 13 de julho.
Esse contrato é que permite a liberação de jogadores para as seleções disputarem amistosos e competições.

O acordo não inclui amistosos fora das datas Fifa e torneios como os Jogos Olímpicos, em que as negociações ocorrem caso a caso.

Como o descontentamento dos clubes é cada vez maior, já se discute, sobretudo na Inglaterra, a possibilidade de um rompimento.

A associação representa 197 clubes da Europa, mas nove gigantes puxam a fila de descontentes: Real Madrid, Barcelona, Milan, Inter de Milão, Bayern de Munique, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United.

A intenção dos times, se acontecer um rompimento, é criar uma liga independente.

Nesta semana, Karl-Heinz Rummenigge, cartola do Bayern e presidente da associação, criticou Joseph Blatter, presidente da Fifa. "Ninguém crê em nada do que ele diz." No Rio, Blatter não quis responder.

Fonte:http://conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

MUNDO - Mergulhadores russos encontram várias crianças mortas em navio

Mergulhadores encontraram os corpos de cerca de 50 pessoas, muitas delas crianças, ao vasculharem a embarcação turística que afundou no domingo no rio Volga, na Rússia, disse nesta terça-feira o Ministério de Emergências.
A notícia aumenta a angústia suscitada no país por um desastre que devastou famílias, com até 129 pessoas mortas, e destacou preocupações com a negligência, a corrupção e o corte de investimentos em áreas nas quais não se deve economizar, fatores problemáticos na Rússia.
A contagem oficial de mortos subiu para 83, incluindo 16 crianças.
O presidente Dmitry Medvedev, que pode candidatar-se à reeleição em março, prometeu punir com dureza as pessoas que violam as normas de segurança nos transportes e disse que são necessárias leis mais rígidas.
O Bulgaria, um navio fluvial velho e superlotado que fazia um cruzeiro no rio Volga no fim de semana, afundou em questão de minutos quando estava a três quilômetros da margem, depois de inclinar-se para o lado direito durante uma tempestade. As autoridades disseram que, das 208 pessoas que estavam a bordo, 79 foram resgatadas.
Um dos sobreviventes disse que o barco, construído em 1955, converteu-se rapidamente em um 'caixão de metal' depois de sofrer dificuldades com o tempo.
Uma porta-voz do Ministério das Emergências, Yelena Smirnykh, disse que mergulhadores que percorreram o barco naufragado viram os corpos quando chegaram à área de recreação, onde, segundo sobreviventes, cerca de 30 crianças tinham se reunido pouco antes de o barco afundar.
'Pelas estimativas visuais que fizeram, os corpos de cerca de 50 pessoas estão lá, em sua maioria crianças', disse Smirnykh à Reuters.
Ela disse que psicólogos enviados para ajudar familiares de luto também estão prestando ajuda a alguns dos mergulhadores.
Os serviços de emergência disseram que a embarcação tinha capacidade para até 140 pessoas, mas estava levando 208, das quais 25 eram passageiros não registrados. A maioria dos sobreviventes foi resgatada por um barco que passava pela região, depois de duas embarcações comerciais terem passado sem prestar ajuda.
Promotores disseram que o barco não possuía licença para levar passageiros e que apresentava um problema no motor esquerdo quando zarpou para Kazan, capital da região do Tatarstão, depois de receber passageiros em uma cidade rio abaixo no sábado.
Os promotores abriram uma investigação criminal sobre o diretor da empresa que arrendou o barco, a Agrorechtur, e um inspetor de transportes fluviais, informou a agência de notícias estatal RIA.
O presidente Medvedev declarou um dia nacional de luto, com bandeiras hasteadas a meio-pau e comerciais e programas de entretenimento na televisão sendo restritos.
Alguns dos familiares de vítimas foram levados ao rio de barco e deixaram coroas de flores na água.
O Comitê Investigativo Federal disse que confiscou documentos da empresa proprietária do barco. O porta-voz Vladimir Markin disse que a investigação vai estudar a razão pela qual o barco estava inclinado para a direita quando deixou o porto.

Fonte: http://conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

Saúde municipal atua no combate às hepatites virais


Equipes de profissionais do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais e da Vigilância em Saúde celebraram nesta quinta-feira, 28, o Dia Mundial de Prevenção às Hepatites. Um estande montado no Shopping Riomar levou a visitantes e trabalhadores, orientações sobre as formas de prevenção, contágio e tratamento da doença.
A ação teve foco em jovens e profissionais de manicure, pedicure, cabeleireiros, tatuadores e aplicadores de piercings, grupo considerado mais vulnerável à Hepatite B. Mais de 480 pessoas passaram pelo espaço para conversar, tirar dúvidas e receber a vacina e o material informativo sobre a doença.
A cabeleireira Claudiane Pinheiro, 26 anos, foi uma das pessoas atendidas pela equipe. Com o calendário de vacinas em dia, ela recebeu a dose pela terceira vez e aproveitou para ressaltar a importância dos cuidados no dia-a-dia. No meu trabalho todos lidam com tesouras e alicates de unha, então temos de estar protegidos, diz. A facilidade de acesso à vacina e às informações sobre a doença através do estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agradou à atendente de lanchonete Ana Carla, 22. Consegui tirar muitas dúvidas e tomei a vacina, comemora a jovem.
O atendente de loja Samuel Benson, 21, reconheceu a iniciativa como produtiva. Não temos tempo de ir à Unidade de Saúde. Aqui, tivemos a oportunidade de ficar informados e receber a vacina, observa.
Hepatites
O contágio por hepatite pode ocorrer através do uso compartilhado de instrumentos usados em serviços de manicure, pedicure e aplicação de piercing, além de atividades comuns como o barbear e depilação. Sexo sem o uso de preservativo também pode transmitir a doença, que se manifesta em cinco tipos: A, B, C, D e E.
A rede de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina, os exames de diagnóstico e o tratamento da hepatite. O diagnóstico e o tratamento das hepatites virais são direitos de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as 43 unidades de saúde espalhadas na capital, avisa o secretário Municipal de Saúde, Silvio Santos.
Teste
O teste das hepatites é realizado sem complicações, sem marcação ou agendamento de ficha, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado na Rua Bahia, bairro Siqueira Campos. Após o resultado, se o diagnóstico for positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento no Hospital Universitário, explica o coordenador do programa de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.
Lemos ressalta que o diagnóstico e tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes claras, acrescenta.

Fonte: http://conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

Mais sal e gordura, menos salada

Marcelo Elias/Gazeta do Povo / Hismara e os filhos na praça de alimentação de um shopping: lanches agradam mais às crianças do que refeições feitas em casa

Segundo o levantamento, realizado a partir de uma amostra de domicílios da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, a grande maioria dos brasileiros não consome os 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras recomendados pelo Ministério da Saúde. A quantidade equivale a três porções de frutas e três de verduras e legumes por dia.
A falta desses nutrientes é ainda mais preocupante entre os adolescentes, que são os que menos consomem saladas e que abusam de bolachas, macarrão instantâneo e chocolate. O consumo médio diário de açúcar total entre os adolescentes foi cerca de 30% maior do que o dos idosos e entre 15% e 18% superior ao dos adultos.
A consequência da má alimentação é que menos vitaminas são consumidas. Segundo o estudo, praticamente todos os brasileiros consomem menos vitaminas D e E do que o recomendado – a quantidade varia conforme a idade. Outra deficiência é com relação ao cálcio: dos 10 aos 13 anos, por exemplo, 96,4% dos meninos e 97,2% das meninas registraram ingestão abaixo do valor mínimo diário recomendável, de 1.100 mg.
Os hábitos alimentares têm algumas pioras com o aumento da renda. A ingestão de alguns componentes de uma dieta saudável, como arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca, diminui à medida que aumenta o rendimento familiar per capita, diz o estudo. Também é elevado o consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes. Por outro lado, foram registrados aumentos no consumo de frutas, verduras e laticínios diet/light.
Riscos
A má alimentação traz riscos à saúde e deixa médicos em alerta. Marcio Mancini, chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, observa que as consequências já são vistas no curto prazo, através do aumento do sobrepeso e obesidade e de doenças crônicas, como diabete, colesterol e gordura no fígado. A médio prazo, explica, surgem doenças associadas à obesidade e a longo prazo aumenta a necessidade de leitos hospitalares, por causa de enfarte e derrame cerebral.
“Eu sou pessimista. A tendência é piorar [o hábito alimentar], principalmente porque a tendência do indivíduo na escolha de um alimento não é levar em conta se é saudável ou não. Escolhe por preço, prazer e conveniência”, diz Mancini. Para o cardiologista Ever­ton Cardoso Dombeck, do Hospital Costantini, em Curitiba, os maus hábitos alimentares têm relação com a correria do dia a dia. “A pessoa prefere comer um sanduíche que sentar e comer um prato com arroz, feijão, salada, grelhado.”
Para reverter o quadro, a professora de Educação Nutricional da Universidade Federal do Paraná Regina Maria Ferreira Lang defende o retorno do prazer às refeições e da preparação dos pratos em família, além da conscientização da população desde cedo. Segundo ela, os hábitos alimentares são formados até os 2 anos de idade.
Bons exemplos
A pesquisa do IBGE mostrou bons exemplos entre a população. Um deles é que a frequência de consumo de produtos industrializados diminui com a idade. Além disso, a população rural consome mais arroz, feijão, peixes frescos, farinha de mandioca, manga, açaí e batata-doce na comparação com o meio urbano.
As informações da pesquisa devem ajudar o governo federal na implantação de políticas públicas. O Ministério da Saúde está desenvolvendo um plano nacional de prevenção e controle à obesidade e outro de enfrentamento a doenças crônicas não transmissíveis para este ano.

FPM cai em relação a junho, mas sobe na comparação com 2010

O Fundo de Participação dos Municípios continua se recuperando no comparativo com 2010 mas ainda com oscilações em 2011 que são motivo de muita preocupação para os prefeitos do Rio Grande do Norte. O FPM fechou julho com queda de 25,36% em relação a junho e aumento de 22,31% no comparativo com julho de 2010.
Este mês, somados os valores os três repasses feitos a cada dez dias a todas as prefeituras do Rio Grande do Norte, o FPM totalizou R$ 66.448.546,55 contra R$ 89.023.535,02 repassados em junho passado e R$ 54.330.038,93 repassados em julho de 2010.
Neste mês de julho, as prefeituras do Rio Grande do Norte de coeficiente 0.6 receberam, líquidos, R$ 234.581.61, as de coeficiente 0.8, 312.774,38 e as de coeficiente 1.0, R$ 390.968,47. Destes valores já estão descontados as contribuições para o Fundeb e Saúde, além do recolhimento do Pasep.
A previsão inicial da Secretaria do Tesouro Nacional era de que em julho o FPM caísse 31% em relação a junho. Para os meses de agosto e setembro, as previsões atuais – sujeitas a alterações pela própria STN – dão conta de aumento de 33% e queda de 17%, respectivamente.

Fonte: Femurn

As manchetes dos jornais desta Sexta


Diário de Natal: Último dia para Natal garantir obras da Copa
Tribuna do Norte: INN não tem interesse nas pesquisas do grupo da IFRN
Folha: ‘Insensatez’ externa é ameaça global, diz Dilma
Estadão: Desaceleração faz BC acenar com fim da alta dos juros
Valor: Concessões de elétricas devem ser prorrogadas
Zero Hora: Força da chuva emite alerta contra cheias

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Empresa de embalagens pretende investir R$ 23 milhões em fábrica no RN

Diretores da empresa Sanovo Greenpack, divisão de embalagens do grupo dinarmaquês Thornico, estiveram reunidos nessa terça-feira (26) com o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, para discutir a instalação de uma filial no Rio Grande do Norte. A empresa, que produz embalagens para ovos e frutas, tem a previsão de investir R$ 23 milhões na instalação da unidade industrial e gerar 160 novos postos de trabalho.

Durante a reunião, o diretor comercial, Luiz Cláudio Mendes, e o gerente geral, Edson Donzeli, apontaram o Rio Grande do Norte como um estado estratégico para o funcionamento da fábrica. De acordo com a análise do Grupo, a boa localização geográfica para atendimento do mercado do Nordeste e a auto-suficiência de matéria-prima, aliados aos incentivos econômicos do Proadi e Progas, concedidos pelo Governo, foram fatores importantes para decisão de instalar uma fábrica no estado.

Para Américo Maia, a instalação da Sanovo representará um impacto bastante positivo na economia do estado com capacidade para movimentar outros setores. "A instalação do Grupo no Rio Grande do Norte será mais uma conquista para economia local e a expectativa é que a fábrica movimente também o setor de reciclagem de papel e a atividade de avicultura que já existe muito forte na região do Vale do Trairi", destaca o secretário.

Atualmente, a Sanovo possui duas fábricas instaladas em Sorocaba (SP) e Montes Claros (MG) e produz todas as suas embalagens utilizando como matéria-prima as "aparas" de jornais, o que torna os produtos 100% recicláveis e biodegradáveis.

Os diretores do Grupo, auxiliados pela equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, já estão estudando quais municípios da Grande Natal possuem condições de receber o empreendimento. A expectativa é que a unidade do Rio Grande do Norte entre em funcionamento em 18 meses.

Fonte: conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com

Mais da metade dos brasileiros são contra união gay, diz Ibope

Uma pesquisa do Ibope Inteligência divulgada nesta quinta-feira mostra que 55% dos brasileiros são contrários à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu a união de casais do mesmo sexo.
O estudo, realizado entre os dias 14 e 18 de julho, identifica que as pessoas menos incomodadas com o tema são as mulheres, os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas.
Sobre a decisão do STF, 63% dos homens e 48% das mulheres são contra. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% são favoráveis, enquanto 73% dos maiores de 50 anos são contrários.
Considerando a escolaridade, 68% das pessoas com a quarta série do fundamental são contra a decisão, enquanto apenas 40% da população com nível superior compartilha a opinião.
Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 60% são contra. Já no Sul a proporção cai para 54% e, no Sudeste, 51%.
"Os dados mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam homossexuais. Mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças", afirma Laure Castelnau, diretora do Ibope Inteligência.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.

Fonte: Folha de São Paulo

Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para atendimento no SUS a partir do ano que vem

A partir do próximo ano, para ser atendido nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) , o paciente terá de apresentar o o Cartão Nacional de Saúde (CNS). Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país.
A portaria com as novas regras foi publicada no Diário Oficial da União. Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, caberá à unidade de saúde consultar o cadastro nacional para identificar o paciente. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio hospital deve fazer o cadastramento.
Além disso, os profissionais de saúde terão de registrar os contatos do paciente para que a Ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessas ferramentas faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.

Fonte: Agência Brasil

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: TJ diminui carga horária de policiais e bombeiros
Tribuna do Norte: Parnamirim admite fechar maternidade Divino Amor
Globo: Governo cria nova taxa para frear especulação com dólar
Folha: Governo age e dólar tem maior alta em um ano
Estadão: Governo faz sua maior intervenção no câmbio e ameaça ir mais longe
Correio: Brasil puxa o freio do dólar
Valor: CMN assume batalha cambial
Estado de Minas: Guerra à especulação
Jornal do Commercio: Mudar de plano de saúde fica mais fácil
Zero Hora: Apenas 10% dos desmanches de carros estão regularizados

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estação Espacial será afundada após 2020

 
A Estação Espacial Internacional (ISS) voltará à Terra e será afundada no mar, ao final de seu ciclo de vida, após 2020, informou nesta quarta-feira o vice-diretor da Agência Espacial russa, Vitali Davydov, numa entrevista publicada no site da Roskosmos.
"Não concordamos com nossos parceiros de fazer explodir a estação, por volta de 2020. Ao mesmo tempo, não podemos deixá-la em órbita: é um objeto muito pesado e complexo que pode produzir muitos dejetos", acrescentou.
A ISS terá, então, o mesmo destino da estação orbital Mir, abandonada pelos russos em 2001, devido a sua deterioração pelo tempo, após ter sido o símbolo, desde 1986, do sucesso do setor espacial soviético.
Os russos se aliaram, em seguida, aos ocidentais, para construir, a partir de 1998, a ISS, a maior estrutura jamais colocada no espaço. Suas instalações (módulos, painéis solares) possuem cerca de 108 m de comprimento por 88 m de largura.

Doença celíaca mata 42.000 crianças todo ano no mundo

África e Ásia são regiões que mais sofrem com desinformação sobre patologia

Doença celíaca: o glúten, presente no trigo, na cevada e no centeio, é responsável por desencadear a patologia
Doença celíaca: o glúten, presente no trigo, na cevada e no centeio, é responsável por desencadear a patologia (Thinkstock)
De acordo com a primeira estimativa global da doença celíaca, a patologia é responsável pela morte de cerca de 42.000 crianças todos os anos – a maioria na África e na Ásia. O levantamento foi feito por pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, e da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul - e publicado no periódico científico PloS One.
A doença celíaca é um problema que afeta o intestino, prejudicando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e águas. A patologia pode ser desencadeada pelo glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Entre os principais sintomas estão diarreia, distensão abdominal por gases, cólicas, fraqueza geral, alterações na pele e anemia.
Segundo a pesquisa, havia em 2010 cerca de 2,2 milhões de crianças menores de cinco anos de idade vivendo com a doença celíaca. Entre essas crianças, poderia haver 42.000 mortes relacionadas à doença todos os anos. Em 2008, as mortes relacionadas à patologia, provavelmente, foram responsáveis por aproximadamente 4% de toda a mortalidade infantil por diarreia.
Preocupação - O problema já preocupa especialistas desde o começo do século passado. Na década de 1930, por exemplo, antes de se descobrir que dietas livres de glúten ajudavam a gerenciar a doença, o Hospital Great Ormond Street, em Londres, notificava uma mortalidade muito elevada entre crianças com a doença.
Para o professor Peter Byass, coordenador do estudo, a doença celíaca pode não ser uma das principais causas de morte no mundo, mas é uma das que podem ser evitadas. “É preciso muito mais conscientização nas áreas pobres do mundo. Suplementos alimentares com glúten, por exemplo, podem prejudicar crianças subnutridas que sofrem com a doença”, diz.
A pesquisa da equipe foi baseada em diversas estimativas e suposições, uma vez que há uma enorme lacuna de dados globais confiáveis sobre o assunto. Essas limitações estão discutidas na pesquisa. Os autores esperam que, com uma maior conscientização sobre as consequências da intolerância do glúten, seja possível fazer o levantamento de dados mais seguros e salvar mais vidas no futuro.

Vai começar o VI Campeonato Inter Municipal 2011



O maior campeonato amador de futebol do Vale está para começar. Este ano com quatorze equipes o campeonato será o  mais difícil dos últimos anos. Com inicio no dia 06 de Agosto e termino no dia 16 de Outubro (Final).
OBS: Este ano devido a tantas reclamações por parte dos dirigentes dos times o campeonato será disputado na comunidade do alemão, onde se encontra o melhor campo da cidade. Com exceção da que será realizado no campo do Entroncamento. 

Fonte: Conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

Nasa lança missão a Júpiter no dia 5 de agosto


NASA/JPL / Imagem-conceito da Missão Juno em Júpiter


A Missão Juno, que será lançada no dia 5 de agosto e que chegará a Júpiter em 2016 vai estudar o planeta a partir de uma órbita polar pra entender o seu campo magnético. Para isso, Juno vai mergulhar entre o planeta e os seus anéis gasosos.O principal objetivo da missão é investigar a origem, a formação e a evolução do planeta, que é um dos maiores do sistem solar. O estudo também ajudará os pesquisadores a entenderam melhor a história da nossa galáxia.

O lançamento da nave pode ocorrer entre 12h34 até 13h33 (horário de Brasília).

POLÊMICA !


Como sempre depois de todo um campeonato, surgem as dúvidas. E o campeonato municipal de carnaubais 2011 não fica de fora. Três dias depois da final em que o Água Branca F.C foi campeão em cima do Jovem time do Juventude de Entroncamento (Coca-Cola), ainda estão rolando pelas ruas os boatos da “compra dos árbitros”. Polêmicas no futebol de Carnaubais realizado pela Prefeitura não é novidade. Em outras administrações times de Entroncamento já foram prejudicados pelo fato de seus organizadores não simpatizarem pelos times da comunidade, isso é velho.

Termino do campeonato:
Campeão: Água Branca F.C.
Vice-Campeã: Juventude de Entroncamento (Coca-Cola)
3° Colocado: Entroncamento Esporte Clube (E.E.C.)
4° Colocado: Corinthians do Arraial
Fonte: http://conectando-voce-com-o-mundo.blogspot.com/

Segundo Keide Soares Dinarte Diniz é um intruso em falar em nome da governadora

O vereador Keide Soares durante a comemoração da equipe do Água Branca campeão municipal, revelou ao blog em tom de desabafo, uma forte repulsa ao que vem pregando o pré candidato Dinarte Diniz á prefeitura de Carnaubais.
 De acordo com seu relato, Dinarte Diniz, é um intruso na politica do municipio, não tem domicilio de nenhuna espécie, não contribuiu para o processo politico de Carnaubais, sempre esteve ausente nas lutas municipais, principalmente na campanha da governadora Rosalba Ciarlini.
 A base de apoio da governadora no municipio teve outros nomes, não possui se quer um título de cidadania, sua presença como empresário no municipio tem servido apenas de lucro pessoal.
Dinarte Diniz tá vendendo seu peixe errado, fala demais, sem ter o aval de ninguém pra valorizar o que alardeia.
 Pra finalizar o vereador pretenso candidato a prefeito, refutou a mania dele (Dinarte), andar falando em nome de Rosalba, o vereador teve com a governadora a semana passada, tendo a chefe de estado negado que havia autorizado o empresário andar fazendo esse tipo de articulação explorando sua imagem.
A governadora vai apoiar quem o grupo decidir e aí, tanto êle quanto Alzenir, esposa de dr.Zenildo, estão no páreo, por terem apoiado eleitoralmente sua eleição.

Fonte: http://aluiziolacerda.zip.net/