quarta-feira, 20 de julho de 2011

Desemprego cai no País, segundo o IBGE, mas falta capaticação a trabalhadores

Apesar do desemprego mensal no Brasil ter diminuído, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a falta de profissionais capacitados ainda é uma marca do mercado de trabalho brasileiro.
De acordo com o instituto, a taxa de desemprego caiu em junho para 6,2%, a menor para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, em março de 2002. A população desocupada foi calculada em 1,5 milhão de pessoas, número estável em relação ao mês anterior.
Do total de pessoas empregadas, no entanto, 56,8% não possui ensino médio completo, segundo dados de 2009 do instituto.
No ranking elaborado pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês), que classifica 200 nações por seu nível de desemprego, o Brasil ocupa a 71a posição, com o índice calculado em 2010, de 7%. Na lista, o País fica à frente de países como Alemanha, Inglaterra, França, e Estados Unidos. Com mais pessoas empregadas em junho - e ainda com o aumento do desemprego na Europa por conta da crise -, a colocação do Brasil deve melhorar ainda mais. 
Na comparação com os vizinhos sul-americanos, o Brasil é o quinto com o menor índice de desemprego de todas as 12 nações do continente. De acordo com os dados de 2010, o Equador ocupa a 46ª posição da lista e é o primeiro entre os países "hermanos". O Paraguai fica com o segundo lugar, sendo o 58º do ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário