terça-feira, 27 de setembro de 2011

Doodle celebra os 13 anos da Google; veja a linha do tempo da gigante

Maior serviço de buscas, que começou em uma garagem, saiu de seu reino para se arriscar no mundo da computação móvel e dos sistemas operacionais.

A Google entra hoje em sua adolescência e celebra seus 13 anos com um doodle de...um bolo de aniversário, como aconteceu nos anos anteriores. Porém, a imagem desse ano é um pouco mais elaborada do que as anteriores. O logo está ali, como sempre, mas é possível notar um ponto de exclamação, parte do emblema original – abandonado em 1999. O logo está atrás de presentes, pratinhos, balões de festa e, claro, do bolo. 
1998
Apesar do fato que o Google celebra seu aniversário hoje, o domínio google.com foi registrado no dia 15 de setembro de 1997, e a companhia “Google” não foi incorporada até 4 de setembro do ano seguinte. Em pelo menos duas ocasiões no passado, o Google acabou com a diferença entre as duas datas e celebrou seu aniversário em 7/9. A gigante ainda não havia começado a publicar doodles de aniversário até seu quarto ano de idade, em 2002. 
O Google começou em uma garagem com Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de Standford que receberam a bagatela de 100 mil dólares de capital inicial de Andy Bechtolsheim, co-fundador da sun Microsystems.
1999
O projeto não ficou na garagem por muito tempo. Em junho de 1999, a empresa anunciou que havia se feito um seguro de 25 milhões de dólares em fundos para suas operações. Por volta de 2000, as coisas começaram a andar ainda melhor. Seu principal rival, o Yahoo!, anunciou que utilizaria o mecanismo de busca do Google em seu site e, nesse meio tempo, a empresa alcançou a marca de 100 milhões de consultas de pesquisa em um dia, e lançou o programa AdSense. 
2001
Este ano marcou o primeiro passo global da gigante, que estabeleceu seu primeiro escritório internacional em Tóquio. Outras mudanças importantes foram a chegada de mais um presidente, Eric Schmidt, que em pouco tempo tornou-se CEO da companhia, e a ramificação na busca de imagens. Pouco tempo depois, em 2002, surgem o Google Labs, no qual a companhia desenvolve novos produtos,  o Froogle, mecanismo de busca voltado para compras, além do lançamento do Google News. 
2003
Este ano marcou a entrada da multinacional no mercado de blogs, ao finalizar a aquisição da Pyra Labs, responsável pelo Blogger. Em 2003 também foram lançados o Google Print e o Google Books Search, este último permitindo que pesquisadores pudessem ter acesso a milhares de trechos de livros em formato digital. Neste mesmo período, os lexicógrafos reconheceram pela primeira vez um novo verbo na língua inglesa: to google (dar um google um “googlar”, em tradução livre). Apenas um ano depois o índex de busca da companhia já alcançava 8 bilhões de termos. Com tantas mudanças, o “Googleplex” estava muito distante dos dias de garagem da companhia. Em 2004 foi desenvolvido um dos serviços mais importantes da empresa: o serviço de e-mail baseado em nuvem, o Gmail. 
2005
O Maps começar a ser o foco do Google neste ano, juntamente com páginas iniciais customizáveis (iGoogle), um novo leitor de feeds e notícias (Google Reader) e o Google Analytics, ferramenta responsável por fornecer métricas para websites (como número de visitas, pageviews, visitantes únicos, etc). A companhia também começou a engatinhar no mundo da portabilidade, ao apresentar versões móveis do Gmail, Blogger e de seu mecanismo de busca. 
2006
Este ano marcou a compra do YouTube e, no ano seguinte (2007), a empresa expandiu o alcance global do Google Maps e o público das aplicações como Google Docs e Gmail. Foi nesse período que as fotografias no nível da rua começaram a ser oferecidas, o que abriu as cortinas de uma longa batalha em relação à privacidade, travada pelo Google ao redor do mundo.
2008
Indo além das raízes do mercado de buscas, ocorreu neste ano o lançamento de seu sistema operacional móvel, o Android, para competir com o popular smartphone da Apple, o iPhone. Mas a companhia de Mountain View não parou por aí, e apresentou outra arma poderosa na guerra dos mecanismos de pesquisa, ao oferecer seu próprio navegador: o Chrome. No entanto, browsers e sistemas operacionais móveis não foram o suficiente e, em 2009, o Google lançou seu próprio sistema operacional, o Chrome OS – apesar do fato de que apenas em 2011 o público pôde ver computadores finalmente rodando o sistema e sendo oferecidos no mercado. 
2010
O Google neste ano já era um titã maduro que havia passado por todas as suas metamorfoses. Todavia, foi nesse período que os lançamentos empolgantes começaram a dar lugar a notícias menos animadoras. Houve o famoso escândalo do Wi-Fi, no qual foi descoberto que a companhia estava coletando informações de usuários a partir de redes wireless abertas. A empresa acabou se juntando à Verizon em um pacto de neutralidade na web, que mais pareceu para muitos um verdadeiro pacto com o diabo. 
2011
Em um movimento que poderia transformar mais uma vez a companhia, foi firmado um acordo que possibilitou ao Google a compra da fabricante de telefones móveis Motolora Mobility, por “apenas” 12.5 bilhões de dólares. Neste mesmo ano, em um dos maiores acordos já vistos, a companhia concordou em pagar 500 milhões de dólares para encerrar um caso envolvendo importação ilegal de drogas controladas para os EUA. 
Nos últimos 13 anos, o Google trouxe inúmeras inovações que puderam tornar as vidas muitas pessoas mais práticas e produtivas. Apesar dos erros cometidos ao decorrer do caminho (e pelos outros que com certeza surgirão), no geral, parece que a empresa tentou ao máximo viver a partir de seu mote “Não fazer o mal” – e é exatamente isso que a maioria dos usuários do Google espera que a companhia continue fazendo para os próximos 13 anos de existência.

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