A construção da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro completa 80 anos. As visitas e homenagens começaram ainda de madrugada. Um concurso foi realizado para escolher a música oficial do aniversário do monumento, que é uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O tempo fechado alterou parte da programação. Forçou o cancelamento da apresentação da esquadrilha da fumaça. Mas, ao mesmo tempo, fez com que todas as atenções se voltassem para o dono da festa.
Como parte das comemorações, dois bustos foram inaugurados: um do cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo do Rio na época da construção, e outro de Heitor da Silva Costa, engenheiro e arquiteto contratado pela igreja católica para projetar o monumento, na década de 20.
O tempo fechado alterou parte da programação. Forçou o cancelamento da apresentação da esquadrilha da fumaça. Mas, ao mesmo tempo, fez com que todas as atenções se voltassem para o dono da festa.
Como parte das comemorações, dois bustos foram inaugurados: um do cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, arcebispo do Rio na época da construção, e outro de Heitor da Silva Costa, engenheiro e arquiteto contratado pela igreja católica para projetar o monumento, na década de 20.
História
A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a ideia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.
A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3 800 metros de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor, ainda, é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. Foi erguida em concreto armado e revestida de um mosaico de triângulos de pedra-sabão originária da região de Carandaí, no estado brasileiro de Minas Gerais.
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