terça-feira, 25 de outubro de 2011

PARQUE EOLICO SERA INSTALADO NO MEL .

PONTA DO MEL III_thumb[1]Litoral de Ponta do Mel: breve, torres gigantescas farão parte desta paisagem  
O Parque Eólico Mel 2, que será instalado no município de Areia Branca pela empresa Força Eólica Brasil, sociedade formada pelos grupos Neoenergia e Iberdrola, terá capacidade total de geração de energia elétrica de 20 megawatts (MW) suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 53 mil habitantes (o dobro da população de Areia Branca). O parque terá 10 turbinas eólicas (aerogeradores) modelo G90-2.0 MW, da fabricante Gamesa, que serão instaladas em torres de 78 metros.
A energia do parque será transportada por uma linha de conexão de 69 kV, com 20 km, até a Subestação de Serra Vermelha, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), também do Grupo Neoenergia.
A construção do parque pela Força Eólica foi viabilizado com a venda da sua energia para o mercado cativo das distribuidoras no 2º Leilão de Energia de Fontes Alternativas, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto de 2010.
A implantação do projeto contribuirá para melhorar o fornecimento de eletricidade no Rio Grande do Norte e atenderá ao crescimento da demanda de energia elétrica no Brasil. O empreendimento também contribui para a sustentabilidade do País, ao ampliar a participação da energia renovável na matriz energética brasileira.
Por ser uma fonte de energia renovável, o projeto reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), que seriam geradas se usasse fontes de combustíveis fósseis, podendo, desta forma, emitir créditos de carbono.
aerogeneradorPara ter ideia do tamanho de um aerogerador, técnicos trabalham   tranquilamente sobre a estrutura 
O empreendimento da Força Eólica Brasil é o primeiro da parceria firmada entre os grupos Neoenergia, um dos maiores do setor elétrico brasileiro, e Iberdrola, líder mundial em energias renováveis, para investimentos conjuntos no mercado brasileiro de nergia eólica.
A Força Eólica Brasil, que é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com 50% de participação da Neoenergia e 50% da Iberdrola, também construirá outros nove parques eólicos, localizados nos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. (Com informações da Unidade de Comunicação Interna da Cosern/Neonergia). 

Fonte: Costa Branca News

Nenhum comentário:

Postar um comentário