quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RN lutará para ter mais um deputado federal

O Rio Grande do Norte deverá nas próximas semanas deflagrar uma ofensiva com o objetivo de ampliar a sua representação no Congresso Nacional, onde se situa entre as unidades federativas com menor número de parlamentares. O objetivo é passar a contar com nove deputados federais, em lugar dos oito que vem elegendo desde que o governo militar instalado em 1.964 redesenhou o mapa político brasileiro.

A iniciativa deverá ser lançada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, um dos três representantes do PMN na casa, que elevará seu plenário das 24 atuais para 27 cadeiras se a proposta vingar. Ricardo já conversou a respeito com juristas e congressistas potiguares, certificando-se de que do ponto de vista constitucional e legal o momento de reivindicar a nona cadeira se consolidou com medidas adotadas no plano nacional e revisões de informações referentes à população e eleitorado produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dois dos principais amigos a quem Ricardo mobilizou com este objetivo são o deputado federal Rogério Marinho, presidente regional do PSDB e pré-candidato desta agremiação à prefeitura de Natal em 2.012, e o advogado Fábio Holanda, que há poucos dias renunciou ao cargo de juiz jurista do Tribunal Regional Eleitoral para se dedicar à carreira política assumindo a presidência do PR na capital potiguar. Segundo Ricardo, todos os outros interlocutores com os quais já conversou a respeito apóiam o projeto.

Esta não será a primeira vez em que o Rio Grande do Norte tentará se nivelar a Sergipe e outros estados ao passar a contar com nove deputados federais num congresso em que o número de senadores, três por unidade federativa, independe das estatísticas populacionais. A primeira ocorreu em 1.987, durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, quando o aumento da bancada foi defendido pelo então deputado constitucionalista Ismael Wanderley, hoje sem mandato. Outra foi protagonizada a partir da Assembléia Legislativa, nos anos noventa, pelo então deputado estadual Robinson Faria, atual vice-governador e presidente regional do PSD. 

Fonte: Roberto Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário