quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Entidades estaduais trazem prefeitos para manifestação em Brasília

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai reunir novamente milhares de prefeitos na capital federal. As entidades estaduais colaboram convocando os prefeitos de seus estados para a mobilização, que promete reunir centenas de prefeitos  em prol da regulamentação da Emenda 29 da Saúde e os Royalties do petróleo. O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Jocelito Krug, convocou uma caravana de prefeitos do seu Estado para  se juntar à luta.
Além dos prefeitos, a CNM quer a participação de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades municipalistas como forte instrumento de pressão no Congresso Nacional no fim do mês. Por iniciativa da Confederação, a movimentação vai defender, junto aos deputados e senadores, a imediata votação de projetos que interessam aos Municípios, entre os quais, o que tramita na Câmara dos Deputados, que garante a distribuição dos royalties do petróleo. Com a aprovação do projeto dos royalties, ainda esse ano os recursos já estarão disponíveis nas contas dos Municípios e Estados a partir de janeiro de 2012. Além disso, os prefeitos lutam pela alteração da regulamentação da Emenda 29, em poder do Senado.

A Federação de Associações de Municípios da Paraíba (Famup) orienta os prefeitos a assinarem o manifesto em seu site e também os convoca a participar da manifestação em Brasília. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) também reúne forças e tenta unificar os prefeitos do Estado para virem a Brasília. Além disso, a mobilização também vai contar com a presença dos prefeitos da Associação Rondoniense de Municípios (Arom). O presidente da entidade, Laerte Gomes, orienta os prefeitos a assinarem o manifesto que está on-line no site da Arom e no site da CNM.
Na Associação dos Municípios do Paraná (AMP), os gestores do Estado também foram chamados, e o presidente da AMP, prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, sugere uma ação mais rigorosa em relação aos dois temas para garantir a aprovação destas matérias. “A AMP possui uma lista com os telefones e e-mails dos deputados, que está disponível em sua página na internet. É preciso que todos telefonem aos parlamentares, enviem e-mails e mensagens, cobrando a aprovação deste projeto o mais rapidamente possível”, comentou

Nenhum comentário:

Postar um comentário