quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grupo indiano quer construir porto em cidade do Vale do Assu.

Porto do Mangue - O investidor indiano Pramod Agarwal, da Zamin Ferrous, e os empresários José Fonseca e Jay Shah, da Susa Mineração, assinaram nesta segunda-feira (31), protocolo de intenções com a governadora Rosalba Ciarlini, para investir R$ 700 milhões na extração de ferro no município de Cruzeta e na construção de Porto em Porto do Mangue.
O estudo técnico realizado há quatro anos prevê que a costa do Rio Grande do Norte não tem profundidade para construir portos para receber grandes navios, com exceção da costa de Porto do Mangue, onde existe um canal (falha na crosta) que permite a aproximação de navios de médio porte. Seria nesta falha geológica que seria possível construir a estrutura portuária.
Nesta mesma proposta foi alimentada por algum tempo pela Mineradora Mhag, que se prepara para voltar a extrair ferro da Mina do Bonito, em Jucurutu, porém não prosperou. Agora, os investidores do grupo que já atua na extração de minério de ferro, na região Seridó, querem, em parceria com a SUSA Mineração, iniciar este processo nos próximos 3 anos.
O secretário Benito Gama, de Desenvolvimento Econômico, disse que a intenção do Estado inicialmente é apoiar a extração e exportação de minério de ferro, porém, pensando em longo prazo, o Governo do Estado prepara proposta para transformar o interior do Rio Grande do Norte numa grande área de beneficiamento de minério de ferro.
Explica o secretário Benito Gama que o benefício de calcário já está acontecendo e sendo ampliado com muita força na região de Mossoró e Baraúna. Para a governadora Rosalba Ciarlini, a assinatura do protocolo representa um importante passo para o avanço do setor mineral do Rio Grande do Norte, que tem estado parado nas últimas décadas.
"Tenho muita confiança nesse projeto porque é algo que já está sendo feito e já é realidade no Seridó com a geração de emprego e divisas para o nosso estado. É isso que garantirá o avanço do setor no Rio Grande do Norte e temos feito questão de contribuir para dar agilidade ao desenvolvimento das atividades econômicas", declarou a governadora.
Com perspectiva de exportação inicial de 1 milhão de toneladas/ano e atingindo de 3 a 5 milhões de toneladas/ano até 2014, o projeto já está em sua fase inicial, o que corresponde a R$ 200 milhões. Em setembro, foi exportado o primeiro carregamento de minério de ferro pelo Porto de Natal com destino à China. De acordo com Mr. Pramod Agarwal, até o final deste ano mais três navios com 35 mil toneladas de minério de ferro deverão ser exportados pelo Porto de Natal e no próximo ano deverão sair mensalmente três navios com a mesma capacidade.
"Nosso grupo já tem um trabalho sendo desenvolvido no Rio do Grande do Norte e estamos aqui porque nosso objetivo é ampliá-lo ainda mais", destacou Mr. Agarwal.
Durante a assinatura do protocolo de intenções, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, apontou para os empresários as perspectivas de crescimento da atividade mineral no Rio Grande do Norte e falou da importância do investimento do grupo para a consolidação do minério de ferro como uma das principais fontes de riqueza do estado. O grupo Zamin Ferrous já atua no Brasil nos estados da Bahia e do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário