terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RN é campeão no leilão de energia

O Rio Grande do Norte conseguiu emplacar 12 novos parques eólicos no leilão de energia realizado nesta terça-feira pelo governo federal e não 11, como havia informado anteriormente. Os empreendimentos têm potência para gerar 321,8 MW e deverão consumir em torno de R$ 1,12 bilhão em investimentos, considerando que cada MW instalado representa cerca de R$ 3,5 milhões investidos.  Cerca de 3.210 trabalhadores serão necessários para implantar os projetos.
Investimentos como esse movimentam a economia. Geram empregos com carteira assinada principalmente na parte de construção e, com isso, aquecem os setores de comércio e serviços – já que há mais gente trabalhando – e a arrecadação de impostos. No caso do Rio Grande do Norte, há o que comemorar, se analisarmos por esse prisma. Mas também é preciso observar que o  resultado poderia ser melhor. O estado já não demonstra o vigor de antes nos leilões.
Neste, por exemplo, ficou atrás do Rio Grande do Sul em número de projetos habilitados para a disputa. Na contagem final do leilão, acabou, porém, se dando melhor (o Sul vendeu 119,6 MW, de 5 parques eólicos). Na briga com o Ceará o RN ficou, entretanto, para trás em número d eprojetos. Os cearenses foram os campeões do leilão em total de parques emplacados. Encerraram a disputa com 15 projetos vencedores e 314,9 MW comercializados – pouco menos que o RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário