terça-feira, 23 de novembro de 2010

As manchetes dos jornais desta Terça

Diário de Natal: Secretários depõem na operação hígia
Tribuna do Norte:Bando invade granja, queima casa, atira em família e mata animais
Globo: Após ataques do tráfico, PM retomará ações em favelas
Folha: Governo proíbe oberbooking nos voos de fim de ano
Estadão: Para evitar caos aéreo, Anac veta overbooking
JB: Terror foi tramado no Alemão
Valor: Varejo reduz prazos para as vendas de fim de ano
Estado de Minas: Antes que o vexame se repita
Zero Hora: Combate ao crack reduz crimes no RS

RN volta a ser o maior produtor de banana do País

O crescimento da produção e exportação da banana consolida o Rio Grande do Norte como maior exportador brasileiro. O Estado volta a superar Santa Catarina que, em 2009, havia sido o maior exportador nacional. O coordenador de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Otomar Lopes Cardoso Júnior, acredita também que os potiguares estão em situação de crescimento privilegiado, uma vez que a fruta está na pauta de exportação há apenas dez anos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que até outubro de 2010, o Rio Grande do Norte havia superado toda a produção de banana do ano passado. Em recuperação, devido aos problemas das enchentes por dois anos consecutivos, em 2009, o RN produziu 136.970 toneladas de banana, enquanto até o mês passado a produção contabilizava 179.991 toneladas.
A empresa Del Monte Fresh, localizada no município de Ipanguaçu, é responsável por mais de um terço dessa produção, cerca de 60 mil toneladas, ou 35,08%. Sem concorrente, ela é responsável por toda a exportação da fruta, gerando uma receita anual de mais de U$ 25 milhões. Beneficiada com isenção de impostos, o retorno ao Estado vem através dos mais de 1.500 empregos formais.
A Del Monte é líder no mundo em produção de frutas. Além do Brasil, mantém produção própria em outros 10 países e operações de comercialização, venda e compra em outros 50 países.
Os outros 64,92% é consumido no mercado interno. Desse total, 56,01%, ou seja, 96 mil toneladas são produzidas no perímetro irrigado do Baixo Açu, situado no município de Alto do Rodrigues. As frutas são vendidas no mercado interno e enviadas para o Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A Associação do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (ADIBA) é responsável pela produção de 800 hectares da fruta. São mais de 100 produtores familiares e empresários, gerando mais de dois mil empregos diretos.
As mais de quatro mil ocupações no Vale do Açu com a fruticultura são responsáveis pela movimentação de pelo menos 50% do comércio dos dois municípios citados. "Tirando a área pública, são os trabalhadores da fruticultura que movimentam o comércio", disse o comerciante, Abdon Soares, que possui um mini-mercado em Ipanguaçu. Só os trabalhadores da banana são responsáveis por 20% das movimentações financeiras.

Ônibus com sacoleiras capota próximo a cidade de Paraú

Por volta das 21h30min da noite desta segunda-feira, um ônibus de sacoleiras com destino a Santa Cruz de Capibaribe – PE, capotou próximo a cidade de Paraú, na RN 233. Segundo relatos do próprio motorista o ônibus vinha sendo seguido por um Fiat Uno de cor branco, e como se tem muito medo em andar pelas estradas do RN, o mesmo começou a perder o controle do veículo em uma curva, descendo uma ribanceira capotando o veículo por várias vezes.

Na capotagem uma pessoa veio a óbito, por nome de Batista, e várias pessoas deram entrada no hospital Tarcísio Maia. Uma delas chegou com uma das pernas decepadas e outras com grandes estragos em suas pernas.

A proprietária do veículo lamentou o ocorrido, e disse ao repórter e blogueiro Jarbas Rocha, de que é costume viagens para tal destino utilizando este percurso. A primeira dama da cidade de Paraú e secretários estavam dando suporte e guarida aos que nada tiveram no acidente, alocando-os em uma escola na cidade de Paraú, enquanto aguardavam familiares.

33 lugares para conhecer antes que acabem


Todo mundo conhece aquelas coleções do tipo 100 lugares, vinhos e etc, que você tem que conhecer antes de morrer. Mas essa publicação chama a atenção de qualquer ambientalista, ou pessoa com preocupações ecológicas: "33 lugares para conhecer antes que acabem". Trágico, não?

É Verdade. A Superinteressante elaborou a lista de lugares que apresentam alguns sinais de decadência em todo o globo. No Brasil, a Serra da Capivara, em Pernambuco, e a Ilha do Marajó, no Pará, são os lugares ameaçados.

Os locais escolhidos ainda têm esplendor, mas são considerados ameaçados pela falta de proteção. Outros destinos estão num risco iminente, ou sob um risco que os especialistas consideram “baixo”. Fazem parte da lista Galápagos, Havana, a Rota 66, Praga, Muralha da China…

Petrobras e Prefeitura premiam ganhadores da 8ª regata de velas

Prefeito entrega troféu ao vereador Beel participante da regata
Publicou prestigiou a regata no Cais do Rio das Conchas
Capitão Cavalcante com o prefeito Titico e a equipe que trabalhou no evento
Ebert e Junior campeãs do Volei de praia

A 8ª edição do circuito Petrobras de velas movimentou a cidade de Porto do Mangue no final de semana. A tradicional regata de barcos contou com a participação dos pescadores da cidade, a Petrobras premiou os homens do mar com objetos e produtos que servirão para uso dos pescadores, a prefeitura premiou com dinheiro os participantes do circuito de velas. A festa atraiu muita gente ao cais do rio das conchas.

Evento nos EUA "tira" Natal da Copa 2014

A 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, evento realizado em Nova York para apresentar os projetos dos estádios para a Copa do Mundo do Brasil, expôs a imprensa mundial os problemas enfrentados pelo país no tocante ao andamento das obras de infraestrutura das sedes. No lugar de doze, apenas dez projetos foram apresentados e Natal "perdeu o posto" de cidade-sede.
Christopher Lee, engenheiro representante do escritório Populous, não mencionou a construção de Arena das Dunas, em Natal, como parte das obras para a Copa do Mundo 2014. Ao invés disso, mostrou uma apresentação sobre o estádio idealizado para a Olimpíada de Londres, em 2012. Informações de bastidores dão conta de que a cidade não foi citada em virtude de o projeto estar sob risco de suspensão, porém, o engenheiro da Populous disse que o evento se tratava de design esportivo, não significando, portanto, que a não citação de Natal representa a exclusão da capital potiguar do posto de cidade-sede.

Essa é pra rir mesmo gente: Charge de Pater para A Tribuna

Congresso Feminino tem início amanhã

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MOMENTO REFLEXÃO

Mensagem de reflexão

O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?
Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ...
Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ...
Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ...
Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ...
Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ...
Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida...
Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...

Circuito Petrobras de Vela chega a Porto do Mangue


Neste final de semana de 19 a 21, a cidade de Porto do Mangue recebe a última etapa potiguar do Circuito Petrobras de Vela 2010. O evento contará com uma série de ações sociais através da realização de palestras e cursos na área de saúde, meio ambiente e geração de renda. Complementam a iniciativa, atividades educativas, apresentações culturais e competições esportivas, com destaque para as provas de regata.
A cerimônia de abertura ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 18h, na praça José Nazareno, e terá início com a palestra “Segurança na Navegação”, ministrada pela Capitania dos Portos do RN. Em seguida, haverá as apresentações dos programas de Comunicação Social da Petrobras e de Monitoramento Pesqueiro, com os resultados do desembarque pesqueiro em Porto do Mangue no ano de 2009.
Fechando a programação de abertura, será realizada a Homenagem aos Mestres do Mar. A iniciativa ocorre a cada dois anos e tem a finalidade de valorizar a tradição da pesca artesanal através do reconhecimento ao trabalho dos experientes homens do mar, exemplos de vida pela coragem, empenho e dedicação ao ofício.
No sábado, a comunidade terá a oportunidade de participar do mutirão de limpeza na praia do Rosado, uma ação para conscientizar o público local sobre a importância da preservação ambiental. Na área de saúde, serão realizadas palestras sobre câncer de pele, com orientações focadas nos cuidados para prevenção da doença.
As competições esportivas serão divididas em dois dias. Na manhã do sábado ocorrem as partidas de vôlei de praia e futebol de areia. No domingo, a partir das 8h, será realizada a prova de natação, no Rio das Conchas, e às 10h a largada das regatas, que serão divididas em cinco categorias de acordo com o tipo de embarcação utilizada pelos pescadores.
As ações do Circuito Petrobras de Vela já estiveram presentes em seis cidades neste ano: Galinhos, Icapuí (CE), Guamaré, Caiçara do Norte, Macau – Diogo Lopes e Areia Branca. Após Porto do Mangue, o evento segue em dezembro para o município cearense de Paracuru, onde encerra a temporada 2010.

Brasil perde 11,2 mil leitos em quatro anos

O número de leitos para internação no Brasil caiu mais uma vez entre os anos de 2005 e 2009. Neste período, o país perdeu 11.214 leitos, o que representa uma queda de aproximadamente 2,5%. O movimento foi observado em todas as regiões, com exceção da Norte, que teve alta anual de 1,0%. Quando a análise é feita em relação à população, também se verifica redução. No mesmo período o número de leitos por mil habitantes caiu de 2,4 para 2,3. Com isso, somente a Região Sul, que tem 2,6 leitos por mil habitantes, ficou dentro do parâmetro preconizado pelo Ministério da Saúde, entre 2,5 e 3.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (MAS) 2009 divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e feita em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa traça o perfil da oferta de serviços de saúde no país, a partir da investigação dos estabelecimentos públicos e privados do setor, com ou sem internação.

De acordo com o levantamento, as regiões mais desprovidas de leitos em relação à população continuam sendo a Norte (1,8 por mil habitantes) e a Nordeste (2,0). Nelas, conforme destacam os técnicos do IBGE, embora tenha ocorrido aumento na oferta de leitos públicos no período, que representam mais de 50% dos disponíveis para internação, esse número não foi suficiente para compensar a diminuição dos leitos privados e o aumento populacional.

Em todo o país, houve aumento de 0,6% no número de leitos públicos (3.926 a mais). A oferta foi ampliada em todas as regiões com exceção da Sul, que apresentou redução de 0,7% (398 leitos a menos).

Ainda segundo a pesquisa, caiu 12,2% o número de leitos privados disponíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as regiões, a Nordeste foi a que apresentou a maior queda, de 23,0%, seguida da Região Centro-Oeste (-16,9%).

Na média do país, havia 1,6 leito disponível ao SUS para cada mil habitantes. Entre as regiões, a menor proporção foi verificada no Nordeste, com 1,5; e a maior, no Sul, com 1,9, todas abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os leitos privados respondem por 64,6% do total do país e os públicos, 35,4%.

Ainda de acordo com o levantamento, entre 2005 e 2008, o número de internações no país registrou queda de 0,2%. Do total de quase 23,2 milhões de internações realizadas, 15 milhões foram no setor privado.

Enem: Tribunal derruba liminar que garantia nova prova a quem se sentiu prejudicado

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Luiz Alberto Gurgel de Faria, no Recife, suspendeu, na noite desta quinta-feira (18), a decisão da Juíza Federal da 7ª Vara/CE que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão atende a um pedido da AGU (Advocacia Geral da União), protocolado nesta quinta.
O desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria ressaltou "a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a novo certame, sem o controle objetivo por parte da Administração Federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade dos mesmos". Nota no site do TRF informa que o magistrado atendeu a pedido formulado pelo INEP (organizador do Enem) na Suspensão de Antecipação de Tutela nº 4210-CE.
A nota diz, ainda, "que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do Enem 2010, circunstância por demais relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior utilizarão as notas do Enem na seleção de ingresso dos novos alunos. Por fim, realçou ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares".
Com a suspensão, voltam a valer as decisões já anunciadas pelo ministério da Educação. O MEC, informado da decisão, afirmou que o calendário segue inalterado e que vai procurar atender os alunos prejudicados.
EFEITOS - A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao TRF-5 para que se estendesse os efeitos da decisão que derrubou a suspensão do Enem à liminar concedida pela juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia. A liminar defendia que cada estudante prejudicado tivesse "assegurado o direito subjetivo de se submeter a uma segunda prova, se assim o requerer junto à organização do evento".
Para a juíza federal, não haveria justificativa para a realização da triagem dos alunos por meio da checagem das atas, "redigidas por fiscais cuja falta de preparo restou evidenciada". A magistrada também criticou a "segurança frouxa" na aplicação do Enem.
A Advocacia-Geral da União (AGU), por sua vez, defendeu que a liminar provocava "grave lesão à ordem pública". Além disso, observou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação do Enem, estão examinando as atas e "cotejando as ocorrências registradas com os requerimentos formulados pelos candidatos".
A decisão, segundo a AGU, dava aos alunos a possibilidade de ter a primeira avaliação anulada, "sem qualquer verificação objetiva de prejuízo efetivo". "Até que se verifique efetivamente se houve outras ocorrências e de que ordem seriam, mostra-se amplamente temerário determinar ampla realização de nova prova", argumentou a AGU.

Classe C passa fim de ano no exterior

Até poucos anos atrás, viajar para o exterior era algo fora da realidade de Guilherme Neto. Técnico em informática, ele se enquadra na tão falada classe C, que ganha entre R$ 1.115 e  R$ 4.807 por mês. Hoje, ele já faz as contas para conhecer a Argentina no fim do ano que vem.
 – Nunca viajei para fora do país  e sempre tive vontade de conhecer Bariloche – diz Guilherme. – No fim de 2011, vou de qualquer jeito. Nem que tenha de parcelar os custos em 1 milhão de vezes.
Ele não está só. A classe C já representa 50,5% da população brasileira e é a que tem apresentado maior crescimento de renda, segundo o IBGE. Com o dólar em baixa e o crédito abundante, as agências de viagem voam alto e já projetam ganhos 20% maiores nos pacotes de fim de ano de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.

O sonho alvinegro chegou

Longe do coletivo que estava sendo realizado no Frasqueirão e das vistas dos jogadores, os torcedores do ABC tiveram a oportunidade de ver de perto o troféu de Campeão Brasileiro, que terá seu futuro definido amanhã: ou fica em Natal ou viaja para Minas Gerais. A taça estava exposta na livraria Siciliano, localizada no 3º piso do Shopping Midway Mall e atraiu torcedores e pessoas que passavam pelo local. O troféu, com predominância na cor prata com detalhes nas cores verde e amarelo, traz em alto relevo o mapa brasileiro a inscrição: "Campeão Brasileiro da Série C", além da abreviatura da Confederação Brasileira de Futebol. Estavam presente cronistas esportivos, torcedores e o presidente da FNF, José Vanildo.

O time que terá a missão de deixar o troféu em Natal será o mesmo que venceu o Ituiutaba-MG no jogo, com Cascata e sem João Paulo. O técnico Leandro Campos decidiu manter a formação após o coletivo de ontem, onde o atacante alvinegro começou entre os reservas e entrou na segunda parte do trabalho, forçando a saída do volante Pio. Hoje o time fará um novo trabalho, dessa vez um treino recreativo pela manhã, mas Leandro Campos não deve mudar a escalação. Cascata espera estar entre os onze jogadores que podem entrar para a historia do clube. "Quero estar entre os onze e fazer parte deste jogo histórico para o ABC", falou.

As manchetes dos jornais desta Sexta

Diário de Natal: ABC pronto para a decisão
Tribuna do Norte: Armas e munições da polícia caem nas mãos dos bandidos
Globo: De Silva para Rousseff – Dilma convida, mas Meirelles só fica com autonomia no BC
Folha: Mantega aceita convite de Dilma e fica na Fazenda
Estadão: Mantega fica e Meirelles exige autonomia para continuar
JB: A classe C levanta vôo
Correio: Dilma vai definir bancos, estatais e área econômica
Valor: Empresas têm resultados recordes no 3º trimestre
Estado de Minas: Meirelles deve deixar BC. Mantega fica na Fazenda
Jornal do Commercio: Cai a liminar do novo Enem
Zero Hora: Yeda volta a ser ré em ação para reaver verbas do Detran

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PORQUE NÃO SE PENSOU NISSO ANTES? TUCANO QUER CONCERTA O ENEM.

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: PF investiga concurso do IFRN
Tribuna do Norte: Higia revela troca de apoio político por emprego
Globo: Governo quer parcelar as perdas do Rio com pré-sal em 10 anos
Folha: Dilma convida Mantega a ficar
Estadão: Lula intervém para barrar a criação de ‘blocão’
JB: Lula veta aumentos do Judiciário e da polícia
Correio: “O plano era não matar ninguém”
Valor: JBS enfrenta o desafio de ‘domar’ o mercado
Estado de Minas: Minas declara guerra ao mosquito da dengue
Jornal do Commercio: Todos os prejudicados podem pedir novo Enem
Zero Hora: Mobilização na Câmara pode dobrar salário dos parlamentares

Charge

Ronaldo Soares poderá anunciar rompimento político com Ivan Júnior ao vivo na Rádio Princesa do Vale AM

O ex-deputado Ronaldo Soares (PR) que concederá entrevista exclusiva ao "Programa Registrando" da Rádio Princesa do Vale AM poderá anunciar rompimento político com o prefeito Ivan Júnior (PP), que foi eleito em 2008 com seu apoio. Pai do deputado eleito George Soares (PR), Ronaldo alega que vem sendo desprestigiado e em muitas vezes tratado como adversário pelo seu pupilo.
Nos bastidores, Ivan Júnior vem atribuindo a vitória da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) em Assú, que teve 70% dos votos a sua liderança pessoal. Em 2006, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) bateu o senador Garibaldi Filho (PMDB) na capital do Vale com 2.200 votos, animando a assessora Fátima Moraes (PSB) que concorreu a Prefeitura em 2008 e perdeu para o próprio Ivan com mais de 4 mil votos. Cada eleição é uma história e tem resultado diferentes...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IMAGINARAM ASSIM, MAS NÃO FOI.


O vencedor é sempre parte da solução;
O perdedor é sempre parte do problema;

O vencedor sempre tem um plano;
O perdedor sempre tem uma desculpa;


O vencedor diz: "deixe-me ajudá-lo";
O perdedor diz: "este não é o meu trabalho";

O vencedor vê uma resposta para todo problema;
O perdedor vê um problema em toda resposta;

O vencedor vê sempre uma luz no meio da escuridão;
O perdedor vê sempre escuridão no meio de toda luz;

O vencedor diz: "é difícil, mas é possível';
O perdedor diz: 'pode ser possível, mas é muito difícil'.

POR TUDO ISSO, SEJA UM VENCEDOR!!!

As manchetes dos jornais desta Quarta

Diário de Natal: Natal terá 180  milhões para obras do PAC
Tribuna do Norte: Sindicato vai a justiça para quem prefeitura chame concursados
Globo: Sem correção da tabela, IR vai subir ano que vem
Folha: STM libera processo da ditadura contra Dilma
Estadão: Dono é o responsável n° 1 por rombo em banco, diz Meirelles
JB: Quebrado, Panamericano ainda empresta
Correio: Ex-porteiro confessa morte do casal Villela
Valor: Petrobras vai se desfazer de refinarias no exterior
Estado de Minas: BH promete pagar até 14º salário a agentes para deter a dengue
Jornal do Commercio: Acidentes mataram 142 pessoas no feriadão
Zero Hora: Plano aponta metrô como prioridade para evitar colapso

Lavoisier será homenageado pelo Tribunal de Contas

Restando 70 dias para se despedir da vida pública, o ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e atual deputado estadual, Lavoisier Maia, 82 anos, será homenageado com a Medalha Dinarte Mariz, concedida pelo Tribunal de Contas. A indicação foi da conselheira e presidente da Corte Adélia Sales.
A solenidade de entrega da medalha acontecerá no próximo dia 26, às 10h30 na sede do TCE/RN. A medalha Dinarte Mariz é concedida a personalidades pela sua contribuição a sociedade, no segmento cultural, social, político, administrativo e técnico-científico.

Investimento em energia eólica no RN pode chegar a R$ 5 bilhões

Após a divulgação das 35 empresas que ganharam a licitação para operar energia eólica no Rio Grande do Norte, uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (16), na Federação das Indústrias (Fiern), discutiu pontos ligados a instalação dos 39 parques de energia renovável no Estado, onde serão aplicados entre R$ 4,5 e R$ 5 bilhões.

Um das questões da reunião de trabalho fez referência aos problemas físicos do Porto de Natal e a malha rodoviária do estado, que serão utilizadas para transporte das peças presentes nos parques. Outro problema é a regularização fundiária de terrenos que apresentam multiplicidade de proprietários, além das linhas de transmissão, conectoras dos parques eólicos às subestações, também consideradas um gargalo.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo, no atual cenário do RN, as linhas de transmissão apenas são viáveis em grades parques eólicos, ou seja, acima de 50 ou 60 megawatts. 

A explicação é que a distância entre o local onde a energia é produzida e o envio à subestação, inviabilizaria o investimento em terrenos de menor produtividade (entre 10 e 30 megawatts), uma vez que as linhas de transmissão percorreriam entre 80 e 100 km, tornando mais caro o custo de envio da energia do que o do investimento.

Outro entrave apontado pelo presidente foi a regularização fundiária em terrenos que são observadas multiplicidade de proprietários. "Isso atinge mortalmente as demandas do projeto. É muito importante que os cartórios, Tribunal de Justiça, Corregedoria e Ministério Público se envolvam para evitar que aventureiros tirem escrituras do nada", falou.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Iniciação política!

As manchetes dos jornais desta Terça

Diário de Natal: Mortes e acidentes do feriado
Tribuna do Norte: Municípios potiguares terão 183 milhões de FMP em dezembro
Folha: Parecer do Ibama veta obra em Belo Monte
Globo: Fatal de CTI Mata oito pessoas por dia no Rio
Estadão: Dilma prepara reajuste do bolsa família acima da inflação
JB: Gays acham ataque ranço da ditadura
Jornal do Commercio: Sete mortos nas estradas
O Povo: Empresário é preso por atirar em morador de rua
Jornal da Paraíba: Apagão de mão-de-obra deixa Paraiba sem pedreiro e até pintor

FPM terá aumento extra em dezembro

Os municípios do Rio Grande do Norte devem receber, em dezembro, R$ 183,9 milhões do Fundo de Participação. A estimativa foi divulgada neste final de semana pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O valor se refere às parcelas que serão repassadas nos dias 10, 20 e 30 e a uma espécie de “poupança” de 1% que é retida ao longo do ano pelo Tesouro Nacional e liberada em dezembro para que os prefeitos possam pagar o 13º salário do funcionalismo municipal. Natal ficará com a maior parte do dinheiro: 24,4 milhões. Parnamirim e Mossoró ficarão com R$ 7,4 milhões cada uma delas.

O repasse extra aos Municípios foi uma das conquistas do movimento municipalistas liderado pela CNM, que reivindicou durante anos este reajuste no recurso destinado as prefeituras brasileiras. A estimativa do 1% do FPM foi feito com base no relatório de avaliação fiscal do 4º bimestre do Ministério do Planejamento. Este levantamento indica que a arrecadação total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR) chegue a R$ 228,7 bilhões até o final do ano. Como o 1% do FPM é calculado sobre a arrecadação total destes dois impostos de dezembro de 2009 a novembro de 2010 o valor fica bem próximo ao desta estimativa.

Revista Veja inclui Garibaldi pai na bancada dos novos senadores “sem-votos” que tomarão posse em janeiro

Revista diz que pai de Garibaldi integrará bancada dos “sem-votos” no Senado
Enquanto o senador Garibaldi Filho (PMDB) foi o campeão de votos com mais de 1 milhão de sufrágios nas urnas 2010, seu pai, o suplente Garibaldi Alves de 86 anos, que vai virar senador daqui a 45 dias é considerado um "sem-voto". A definição é da revista Veja, que circula em todo Brasil no final de semana.
Com a matéria "A bancada dos Sem-votos", a revista noticia que cinco suplentes assumirão quatro anos de mandato, já que seus titulares foram eleitos governadores. A matéria também especula que outros seis senadores poderão virar ministros e ceder a vaga para seus suplentes. Garibaldi Alves, pai de Garibaldi Filho é listado entre esses parlamentares que assumirão definitivamente a cadeira no Senado Federal

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bolsa Família completa 7 anos

Há sete anos, em 2003, 23% da população brasileira (39,3 milhões de pessoas) sobreviviam com renda inferior a ¼ do salário mínimo atual. Praticamente um em cada quatro brasileiros estava sujeito à extrema insegurança alimentar e vivia um cotidiano marcado pela fome e pelo não reconhecimento de direitos sociais básicos.
Foi nesse contexto que no dia 20 de outubro de 2003 foi criado o Bolsa Família. O enfrentamento daquelas mazelas históricas foi o principal compromisso deste Governo.
Mais do que unificar os programas, o governo determinou que o aporte de uma renda mínima deveria alcançar a todas as famílias brasileiras cujo acesso aos bens fundamentais estavam comprometidos pela situação de pobreza e de miséria.

O programa surgiu com um desenho inovador, baseado na articulação federativa e intersetorial, e tendo metas de atendimento claramente estabelecidas. Os Estados e, especialmente, os municípios foram e são parceiros fundamentais. Por outro lado, as áreas de educação e saúde se uniram à de assistência social para permitir o acompanhamento dos compromissos das famílias e do poder público nessas áreas.
O programa beneficia hoje 12,8 milhões de famílias, movimentando anualmente R$ 13,4 bilhões (0,4% do PIB). Depois de um difícil período de estruturação, o Bolsa Família começou a apresentar resultados expressivos. Estudos recentes do Ipea revelam que o programa responde por 16% da queda da desigualdade de renda e por quase 1/3 da queda da extrema pobreza observada nos últimos anos. Avaliação de impacto do programa demonstrou efeitos importantes na matrícula, permanência e aprovação escolar, no número de consultas de pré-natal e na vacinação em dia das crianças, na qualificação e inclusão produtiva das famílias, entre outros.
A estruturação de uma rede com mais de sete mil CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), em todo o país, também contribui para que o Governo ofereça às famílias beneficiárias serviços socioassistenciais voltados para outros aspectos de suas necessidades sociais. Além disso, por meio do Cadastro Único, é possível direcionar diversas iniciativas para a população de baixa renda, como o Luz para Todos, habitação, a Tarifa social de Energia Elétrica e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
O Bolsa Família se consolida como uma importante estratégia no esforço de combate à pobreza, que permitiu que 27,9 milhões de pessoas superassem esta condição. Representou a consolidação de uma visão republicana e universalista, na qual miséria e fome não são compatíveis com democracia e cidadania. Para a população beneficiária, o programa significou o resgate da dignidade, da autoestima, do seu reconhecimento no espaço público e da cidadania. Para o país, um passo imprescindível em direção ao desenvolvimento social sustentável.

José Alencar sofre infarto do miocárdio

O Hospital Sírio-Libanês divulgou na noite de ontem, dia11, boletim médico informando que o vice-presidente da República, José Alencar, sofreu um infarto agudo do miocárdio e passou por um cateterismo que não detectou “obstruções arteriais importantes”.
A íntegra do boletim médico:
"O vice-presidente da República, José Alencar, apresentou, na tarde de hoje, por volta das 18h, quadro de mal estar tendo sido diagnosticado infarto agudo do miocárdio. Foi submetido a cineangiocoronariografia (cateterismo) que não mostrou obstruções arteriais importantes. Encontra-se estável do ponto de vista cardíaco, internado na unidade de terapia intensiva cardiológica. As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Raul Cutait e Paulo Ayrosa Galvão."

Tiririca é deputado de fato e de direito

"Ele soube escrever" e "Ele deu conta de ler".


Pronto. Com essas duas frases ditas agora há pouco pelo desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, cearense nascido em Itapipoca que graças a 1 milhão e 350 mil votos paulistas elegeu-se deputado federal, pode tomar posse e alinhar-se ao lado dos outros 512 parlamentares.

Tiririca agora é deputado de fato e de direito.

E ainda por cima letrado...
Brasília Urgente.

Cresce número de mulheres que têm filhos dos 30 aos 34 anos, afirma IBGE


Apesar de a maioria das mulheres brasileiras ainda dar à luz seus filhos no período dos 20 aos 24 anos, a pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (12), mostra que cresceu o número de mães que têm filhos entre os 30 e os 34 anos.
Em 1999, 14,4% das mulheres que tiveram filhos nesta faixa etária. Em 2009, essa porcentagem chegou a16,8%. O número de mães que tiveram filhos dos 25 aos 29 anos também aumentou, passando de 23,7% para 25,2%.
Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as proporções de nascimentos entre mães que pertenciam ao grupo etário de 30 a 34 anos foram maiores que as do grupo de 15 a 19 anos.
Em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, as proporções de nascimentos entre mães de 25 a 29 anos já são maiores do que as que têm filho dos 20 aos 24. Além disso, o volume de nascimentos entre as mães com idades entre 30 e 34 anos já é maior que o das mães adolescentes.
Já no Maranhão e no Pará, os índices apontam predominância das mães do grupo etário de 15 a 19 anos e de 20 e 24 anos.

Tribunal Regional Federal derruba liminar que suspendia Enem


O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, na manhã desta sexta-feira (12), a liminar concedida pela Justiça Federal no Ceará de suspender o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), realizado no último fim de semana – dias 6 e 7 de novembro.
Faria atendeu ao pedido formulado pelo Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação que organiza o Enem) Na decisão, o desembargador ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil. Além de atrasar o cronograma de divulgação de resultados do Enem e afetando os vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior que utilizam o exame como parte do processo seletivo.

As manchetes dos jornais desta sexta

Diário de Natal: Operação contra tráfico prende 36 pessoas no RN
Tribuna do Norte: MP quer suspender processo licitatório do Arena das Dunas
Globo: Farmácia Popular vende remédio até para mortos
Folha: Quem pagar leva a rede SBT, diz Silvio Santos
Estadão: Dilma diz que real valorizado é ruim e vai mexer no câmbio
JB: Depois dos arrastões, tráfico queima carros na rua
Correio: A feira da máfia chinesa
Valor: G-20 deve adiar solução para conflitos cambiais
Zero Hora: Estados começam a definir IPVA com redução em 2011

Dez estados correm risco de epidemia de dengue no próximo verão

Pelo menos dez estados correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão e 15 cidades convivem com o risco de surto da doença. É o que revela levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (11). Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco receberão, a partir da semana que vem, visitas do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para reforçar as ações de vigilância e combate à doença. 
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) constatou que, nos 15 municípios com risco de surto, foram encontradas larvas do mosquito transmissor em mais de 4% das casas e terrenos vistoriados. Nessa situação estão duas capitais do Norte, Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), 11 municípios da Região Nordeste e apenas um do Sudeste.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FRRROZEN HAUTE CHOCOLATE: A sobremesa mais cara do mundo





Extravagância que combina chocolate e ouro comestível é avaliada em nada menos que US$ 25.000 dólares.
O restaurante nova-iorquino Serendipity 3 acaba de entrar para o Guinness Book of Records por ter incluído em seu cardápio a sobremesa mais cara do mundo. É o Frrrozen Haute Chocolate.
Os ingredientes incluem 28 tipos de chocolates raros provenientes de 14 países, 5 gramas de ouro comestível 23 quilates e o exclusivo chantilly da casa. O Frrrozen Haute Chocolate é servido em uma taça coberta com folhas de ouro comestível e adornada com uma pulseira de ouro 18 quilates com diamantes. A colher também é de ouro 18 quilates. Tudo incluído no preço.
Você comeria?
EM CONTRA PARTIDA...
 
Cerca de 100 milhões de pessoas sem teto.
-1,1 bilhões de pessoas vivem na pobreza. Destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capita  anual bem menor que 0,276 dólares.
-A destruição deliberada das colheitas tradicionais de alimentos na produção agrícola e hábitos alimentares da população de terceiro mundo.
-A utilização da "diplomacia" dos alimentos como arma nas relações entre países.
-Causas a fome orgânica e desnutrição:
1.Pobreza
2.Distribuição ineficiente dos alimentos.
3.Reforma agrária precária.
4.Crescimento desproporcional da população em relação a  capacidade de sustentação.
   
O Brasil é o 5º maior país do mundo em extensão territorial, ocupando metade do continente sul-americano. Por cerca de 20 anos, o Brasil alimentou o fornecimento de energia elétrica e número de estradas pavimentadas, além de ter um enorme crescimento industrial, porém, nada disso serviu e nem serve para combater a pobreza e a desnutrição
Moral da História:
Enquanto pessoas esbanjam dinheiro com simples quitutes de luxo, milhares de pessoas neste momento não têm o que comer, e isso não são realidade apenas da África ou do Nordeste brasileiro, como muitas pessoas pensam, isto é uma realidade do planeta...
Quem dera ver o mundo LIVRE pelo menos de uma de suas mazelas: A MISÉRIA
Que mundo é este?
 Fica a pergunta!

MOMENTO BIBLICO


Diante dos problemas que aflige a humanidade, há uma necessidade de se buscar ao Deus todo poderoso criador do céu e da terra. Por este motivo a Assembleia de Deus Ministério Madureira de Lajes está em campanha de oração durante os trinta dias do mês de novembro com o seguinte tema: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
Isaias 55,6.

30 coisas idiotas que você com certeza já fez alguma vez na vida

1 – Pausar a música por 1 minuto e 1 hora depois perceber que ela ainda tá pausada.
2 – Todo fim de ano, dizer que o ano passou rápido.
3 – Receber a prova, dar uma lida rápida por cima de todas as questões e pensar: FUDEU!
4 – Responder “Não”, quando alguém te pergunta “Tudo Bem?”, só pra ter assunto pra conversa.
5 – Sempre quando está jogando vídeo game e está numa parte muito difícil sentir coçar o braço/nariz.
6 – Falar para a mãe do seu amigo que estava sem fome, mas estava com muita fome.
7 – Apostar comigo mesmo. Ex: Tenho que atravessar esta rua em 5 segundos senão eu vou perder uma perna.
8 – Mostrar um vídeo engraçado do Youtube pra alguém e ficar olhando pra cara da pessoa pra ver se ela tá rindo.
9 – Brincar com o cronômetro, tentando parar em tempos redondos.
10 – Ficar empolgado na hora de comprar o material pra começar o ano, e na primeira semana não aguentar mais aula.
11 – Entrar no banheiro com a luz apagada, e quando sair, acender.
12 – Ter sempre a última folha do caderno rabiscada.
13 – Fazer um barulho com o pé/cadeira, parecer que foi um peido e continuar fazendo pra perceberem que não é o que estavam pensando.
14 – Tentar abrir a porta do carro no exato momento que ela está sendo destravada, não consegue tenta de novo e acontece a mesma coisa.
15 – Estar no meio de um sonho e saber que aquilo não é real , que é só um sonho.
16 – Tentar arrotar o alfabeto.
17 – Fazer moicano, no banho.
18 – Lamber os dedos sujos de Doritos.
19 – Abaixar o som do PC achando que alguém estava te chamando, e não era ninguém.
20 – Entrar na farmácia só pra se pesar.
21 – Clicar com o botão direito no emoticon do MSN só pra ver o atalho que a outra pessoa colocou.
22 – Colocar de volta a pontinha do lápis quando ele quebra.
23 – Salvar arquivos com o nome “asdasfasfdasd” por preguiça.
24 – Apagar tudo que estava escrevendo, quando vê que a outra pessoa está digitando alguma coisa no MSN.
25 – Ficar comendo milho que sobra da pipoca.
26 – Assistir o “Bestshop TV” quando não tem nada passando de mais interessante.
27 -Ficar até o final do filme no cinema para ver se tem cena extra.
28 – Esvaziar a lixeira do computador só pra ouvir o barulhinho.
29 – Fechar a porta da geladeira devagar e ficar olhando para ver quando a luz apaga.
30 – Dar uma de DJ aumentando e diminuindo o volume do som do carro.
Vai me dizer que você nunca fez nenhuma dessas coisas?