O Idema liberou as obras da prefeitura de Pendências para a construção de três barramentos/passagens molhadas ao longo do rio Piranhas/Açu. Com isso será evitada a entrada da água do mar no manancial.
O órgão ambiental estadual levou em consideração a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para a realização da obra no rio federal.
Intervenções em rios federais só podem ser feitas com autorização da ANA. Para conseguir a autorização da agência federal, o secretário adjunto estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jader Torres, esteve reunido com o diretor da área de regulação da agência, João Gilberto Lotufo Conejo e o diretor de Gestão da ANA, Paulo Lopes Varella.
Sem os barramentos, a entrada da água do mar prejudica o abastecimento da população das cidades de Pendências, Macau e Guamaré e da comunidade rural de Porto Carão. Os barramentos vão estabelecer uma fronteira bem definida entre as águas salobras e as águas doces.
Os projetos da prefeitura de Pendências para realização das obras foram apresentados e a ANA solicitou ajustes para conceder à autorização. Após os ajustes e com a anuência da agência, o Idema avaliou os projetos e liberou a obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário