terça-feira, 16 de agosto de 2011

OBESIDADE: MAL DO SÉCULO

Par receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

A Organização Mundial
de Saúde adverte: a obesidade está virando epidemia. Segundo estudos do órgão, já são 300 milhões de pessoas obesas no mundo todo, o que quer dizer que a freqüência da obesidade aumentou de 10 para 40 por cento no mundo todo.

O problema é tão grave que a União Européia já estuda a criação de uma política de saúde comum para prevenção da obesidade e doenças relacionadas
diabetes, câncer, problemas cardíacos, derrame, doenças respiratórias, pedras nos rins, câncer de cólon, distúrbios menstruais, osteoartrite e gota). O programa inclui tomar maior cuidado nas propagandas, sobretudo nas destinadas a crianças, já que nos últimos 20 anos o número de menores de 10 anos obesos dobrou. Além disso, planeja-se o uso de selos nos alimentos aconselhados para se manter uma dieta saudável.

O governo britânico quer apostar numa campanha semelhante a contra o tabaco já que, se o contingente de obesos continuar a cresce dessa maneira, o sistema de saúde pode ficar inviabilizado em pouco tempo. O
tratamento de doenças provocadas pelo excesso de peso custa à Grã-Bretanha aproximadamente 6 bilhões de dólares ao ano.

No Brasil, as sociedades de
endocrinologia, pediatria e obesidade estão lançando o projeto Escola Saudável que visa oferecer uma merenda mais balanceada e estimular a prática de exercícios físicos regulares. Além disso, especialistas ressaltam que o ideal é que as populações de baixa renda tenham mais acesso às opções mais saudáveis de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário