A empresa Força Eólica Brasil, sociedade formada pelos grupos Neoenergia e Iberdrola, realizou no Centro de Convenções do Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, reunião pública para apresentação do Projeto do Parque Eólico Mel 2, que será construído no município de Areia Branca, mais precisamente entre as comunidades litorâneas de São Cristóvão e Ponta do Mel.
A reunião contou com a participação de mais de 300 pessoas. Além de representantes da empresa, autoridades locais como o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB), vereadores, secretários municipais, classe empresarial da cidade, dirigentes de associações comunitárias e o povo em geral prestigiaram a reunião.
A previsão dos técnicos é que as obras iniciem em janeiro do próximo ano para começar a produzir a partir de 2013. Cerca de 320 empregos diretos serão gerados na fase de instalação das torres, além da criação de um quadro fixo de 15 pessoas para cuidar da operacionalização do parque, que será construído no trecho litorâneo entre São Cristóvão e Ponta do Mel.
Segundo dados repassados pela Unidade de Comunicação Interna do grupo, o Parque Eólico Mel 2, que será instalado no município de Areia Branca, terá capacidade total de geração de energia elétrica de 20 megawatts (MW) suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 53 mil habitantes (o dobro da população de Areia Branca). O parque terá 10 turbinas eólicas (aerogeradores) modelo G90-2.0 MW, da fabricante Gamesa, que serão instaladas em torres de 78 metros.
A energia do parque será transportada por uma linha de conexão de 69 kV, com 20km, até a Subestação de Serra Vermelha, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), também do Grupo Neoenergia.
A construção do parque pela Força Eólica foi viabilizada com a venda da sua energia para o mercado cativo das distribuidoras no 2º Leilão de Energia de Fontes Alternativas, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário