Uma pesquisa do jornal australiano Sydney Morning Herald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, mas para cada uma dessas doenças existe um batalhão de médicos tentando descobrir a causa. E principalmente a cura.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Cidade de Carnaubais na rota da TV CABUGI
A Inter TV Cabugi através de sua equipe jornalística estará na próxima sexta-feira (1º de abril) em Carnaubais. Na oportunidade serão realizadas as gravações do Programa “Minha Cidade”.
Vaporduto do Vale do Açu é o maior do mundo
Inaugurado em 2010, o vaporduto da região do Vale do Açu é primeiro da América Latina e o maior do mundo com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, sendo o primeiro a operar com vapor superaquecido.
Em sua primeira etapa, o empreendimento atingiu o campo de produção do Estreito, em Carnaubais. O vapor gerado pela Termoaçu está sendo distribuído através de uma rede de dutos para dezenas de poços petrolífero.
Nota de Esclarecimento do Prefeito de Porto do Mangue
Prefeito trabalha com transparência
A Administração Municipal de Porto do Mangue, por intermédio do Prefeito Titico, e tendo em vista a recente ocorrência , de comentários inveridicos que circulam na cidade, acerca de supostas irregularidades envolvendo a merenda escolar, esclarece através deste espaço de noticias que, jámais, na gestão administrativa em curso, foi constatada qualquer ilicitude ou irregularidade, na compra, na distribuição ou na destinação da merenda escolar. Prova disso é que além de farta documentação de dispõe o município ao conselho de alimentação escolar, a qual é regular e periodicamente encaminhada aos orgãos de controle e fiscalização desta matéria especifica, comprovando a plena regularidade no processo de aquisição da merenda escolar, há ainda, por parte da administração, a responsabilidade e o zelo no tocante a qualidade e variedade dos géneros alimentícios adquiridos, bem como quanto a distribuição e dos mesmos nas escolas e aos seus destinatários específicos, que são alunos. Tanto é que desde a compra, até ser colocada no prato do aluno, os itens que compõe a merenda escolar, passam por criteriosa avaliação e seleção de uma nutricionista capacitada para essa finalidade. Nunca houve, qualquer reclamação dos alunos ou dos pais destes, quanto a distribuição, qualidade e variedade da merenda escolar. Na verdade os que fazem oposição ao atual modelo administrativo, alguns indeviduos que se dizem adversários politicos da administração Avançando Pra Valer passam a criar fatos e boatos mentirosos envolvendo a merenda escolar. Agradecemos desde já, o apoio recebido pelos alunos e seus pais e a população em geral, pois são todos sabedores da seriedade das nossas condutas e do cumprimento do nosso dever administrativo sempre trabalhando em prol do desenvolvimento de Porto do Mangue. Francisco Gomes Batista Prefeito.
As manchetes desta quinta
- Globo: BC vê pressão gigantesca sobre os preços em 2011
- Folha: CIA ajuda rebelde líbio após ordem de Obama
- Estadão: Obama assina ordem secreta e CIA já ajuda insurgentes na Líbia
- Valor: Governo quer que a Petrobras faça as térmicas da Bertin
- Estado de Minas: PIB rural é o melhor da história
- Zero Hora: Jogo de empurra deixa ambulâncias paradas em 51 municípios
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.
quarta-feira, 30 de março de 2011
João Câmara é o 4º município do Estado em casos de dengue
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou, nesta terça-feira (29), o mais recente boletim epidemiológico da dengue no RN. Desde o início do ano até o último dia 26 de março, o RN contabiliza um total de 5.222 casos notificados, dos quais 932 foram confirmados.
O município com maior número de notificações foi Natal (818), seguido de Mossoró (686), Pau dos Ferros (298), João Câmara (220) e Parnamirim (204). O Programa Estadual de Controle da Dengue alerta para a importância de que todos participem no processo de combate à doença, por meio de medidas como evitar água parada, caixas d’água destampadas e acúmulo de lixo, fatores que propiciam a propagação do mosquito Aedes Aegypti.
História de José Alencar
José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 20031 de janeiro de 2011. a
Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.
Biografia
Nascimento e vida
Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.[1]
Carreira profissional e empresarial
Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Em 31 de março de 1950, abriu a sua primeira empresa, denominada "A Queimadeira", localizada na cidade de Caratinga. Vendia diversos artigos: chapéus, calçados, tecidos, guarda-chuvas, sombrinhas, etc. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.
Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou - em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho - de uma fábrica de macarrão, a "Fábrica de Macarrão Santa Cruz".
No final de 1959 seu irmão Geraldo faleceu. Assumiu então os negócios deixados por ele na empresa União dos Cometas. Em homenagem ao irmão, a razão social foi alterada para Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A.
Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.
A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.
Carreira política
Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Candidatou-se às eleições para o governo de Minas Gerais em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infra-Estrutura - CI, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.
Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, ao assumir o cargo em 2003, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.
Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006. Foi considerado pela Revista Época2009[2]. um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de
Em 25 de janeiro de 2011, recebeu a medalha 25 de janeiro da prefeitura de São Paulo[3]. Ao entregar a medalha ao ex-vice-presidente, a presidente Dilma Rousseff ressaltou: “Eu tenho certeza de que cada brasileira e brasileiro deste imenso país gostaria de estar agora em São Paulo – esta cidade-síntese do espírito empreendedor do país que completa hoje 457 anos de existência – para entregar junto conosco a Medalha 25 de Janeiro ao nosso eterno vice-presidente da República, José Alencar.” Já, Alencar disse: "Não posso me queixar. A situação está tão boa que não tem como melhorar, todo mundo está rezando por mim". Apesar de estar em uma cadeira de rodas, ele ainda até brincou com o público dizendo: "Aprendi com Lula que os discursos devem ser como um vestido de mulher: nem tão curtos que possam escandalizar, nem tão longos que possam entristecer
Projeto vai registrar situação do rio Piranhas-Açu
Ecologistas de Assú criaram o projeto "Expedição Piranhas-Açu com intuito de registrar as alterações sofridas pelo manancial ao longo de seu curso. O projeto surge por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Município e conta com o apoio de outras instituições.
A expedição científica ao longo do rio Piranhas-Açu tem como objetivo principal avaliar e registrar os impactos físicos, químicos e biológicos sofridos pelo rio por meio da ação do homem, assim como avaliar os impactos do rio na vida das pessoas que vivem ao longo de suas margens.
Pretende registrar, através das lentes de um fotógrafo e de um cinegrafista profissional, todos os detalhes por meio da redação de um historiadores, jornalistas e contadores de histórias. Também pretende coletar material para análises ao longo do rio.
A ideia, surgida no mês em que se comemora o dia da água, será desenvolvida durante todo este ano. "Estamos apenas no anteprojeto, mas já fizemos o lançamento no programa "Caderno de Ocorrências", da Rádio Princesa do Vale, apresentado pelo jornalista Jarbas Rocha", informou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Assú, Reci de Oliveira.
Após 13 anos de luta contra o câncer, José Alencar morre em São Paulo aos 79 anos
Depois de lutar por mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde desta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Alencar morreu às 14h41 em decorrência do câncer e de falência múltipla dos órgãos.
Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos –Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia — e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).
Nesse período ele foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, pai de três filhos –Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia — e avô de cinco netos (em 2001 ele passou a responder a um processo de reconhecimento de paternidade ajuizado por Rosemary de Moraes).
Prefeitura de Macau leva calote do governo Iberê
Prefeito Flávio Veras fazendo pronunciamento na Câmara Municipal de Macau.
O prefeito Flávio Veras ocupou o plenário da Câmara Municipal de Macau para fazer seu pronunciamento anual e falar sobre um planejamento de realizações que ele pretende fazer com o dinheiro público. Com a Câmara lotada de gente, o prefeito reclamou de um calote no valor de R$ 3 milhões que levou do governador Iberê Ferreira, seu aliado político nas últimas eleições.
De acordo com o prefeito Flávio Veras, a Prefeitura de Macau fez licitações para a aquisição de três ambulâncias e o recapeamento com asfalto de algumas ruas. O Governo Iberê não pagou os convênios e a atual governadora cancelou todos os convênios feitos pelo governo anterior. “Quando se fala em obras e com o dinheiro vindo do Ministério das Cidades ou do Governo do Estado, os construtores não querem”, ressaltou.
Planejamentos ou a falta de ações?
-
Dentre as diversas ações que o prefeito Flávio Veras disse que vai realizar com o dinheiro público, ele não disse nada sobre a construção da Rodoviária da cidade, que há anos foi transferida para alguns bangalôs de turistas na entrada da cidade e até hoje o município não tem um Terminal Rodoviário de qualidade.
Dentre as diversas ações que o prefeito Flávio Veras disse que vai realizar com o dinheiro público, ele não disse nada sobre a construção da Rodoviária da cidade, que há anos foi transferida para alguns bangalôs de turistas na entrada da cidade e até hoje o município não tem um Terminal Rodoviário de qualidade.
-
Na Educação, o prefeito falou que vai pagar o Piso Nacional aos professores municipais que é de R$ 1185,00. Porém, esqueceu de falar sobre o Plano de Cargos e Carreiras, uma reivindicação antiga da classe, nem muito menos mencionou o concurso público para preencher vagas de mais de 200 professores em diversas áreas.
Na Educação, o prefeito falou que vai pagar o Piso Nacional aos professores municipais que é de R$ 1185,00. Porém, esqueceu de falar sobre o Plano de Cargos e Carreiras, uma reivindicação antiga da classe, nem muito menos mencionou o concurso público para preencher vagas de mais de 200 professores em diversas áreas.
Na saúde, o prefeito prometeu climatizar as Unidades de Saúdes e garantiu que todas as roupas do Hospital Antonio Ferraz serão trocadas por novas. Flávio Veras também alertou que o município cuida de 25 pessoas com tuberculose, 25 com Aids e 18 fazendo tratamento de câncer. As famílias dos pacientes vão receber a quantia de R$ 80,00 por mês. No final, o prefeito afirmou que pretende gastar mais de R$ 2,5 milhões com a saúde municipal.
Mesmo as pessoas presentes esperando uma prestação de contas do que já foi feito, principalmente as contas referentes ao “carnaval de Macau”, faltou o prefeito falar sobre a geração de emprego e renda. Como Macau está numa área de potencialidades econômicas (gás, petróleo, sal), o prefeito também não falou em novos incentivos para um “pólo industrial” para o município.
Apesar de Macau ser o 21º maior produtor de pescado do Rio Grande do Norte, a pesca artesanal foi outro segmento da sociedade esquecido pelo pronunciamento do prefeito Flávio Veras na noite de ontem. “O pescador humilde precisa do apoio do Poder Público e a Prefeitura de Macau não pode se omitir”, disse o engenheiro Haroldo Martins, presente à sessão plenária.
Mais de 1 bilhão de pessoas deve ficar sem água até 2050 nas grandes cidades
Mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. A estimativa é de um estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com os cientistas, as más condições sanitárias de algumas metrópoles mundiais agravam o risco para a fauna e a flora.
“Existem soluções para que esse 1 bilhão de pessoas tenha acesso à água. Mas isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água”, afirmou o coordenador da pesquisa, Rob McDonald, do centro de estudos privado The Nature Conservancy.
Segundo os pesquisadores, se a tendência atual da urbanização continuar, em 2050 cerca de 993 milhões de habitantes das cidades terão acesso a menos de 100 litros de água por dia para viver. Essa quantidade corresponde ao volume de um banho por pessoa.
Os cientistas advertem ainda que se forem acrescentados os efeitos prováveis da mudança climática, cerca de outros 100 milhões de pessoas não terão acesso a esse volume de água. O consumo de 100 litros diários é considerado pelos analistas como o mínimo necessário a um indivíduo para as necessidades de bebida, alimentação e higiene.
De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 150 milhões de pessoas consomem menos de 100 litros diariamente. Um cidadão médio que vive nos Estados Unidos, informou o estudo, consome aproximadamente 376 litros de água por dia.
Fonte: Agência Brasil
Faça sua parte, o Planeta não pode mais esperar
Quem lê jornal , frequentemente se depara com notícias,do tipo: O Planeta Terra está aquecendo, as geleiras estão derretendo, os rios contaminados matam peixes, o buraco na camada de ozônio e os gases do efeito estufa preocupam os cientistas. Essas e outras notícias, de tão exaustivamente batidas, acabam passando como qualquer outra, mas a questão é: até quando vamos ignorar um pedido de socorro do nosso planeta? será que teremos que esperar a água de nossas casas acabar ou o calor se tornar insuportável? Devemos aguardar que as consequências batam a, nossa porta de forma inexorável para só então percebermos , o quanto fomos inconsequentes e irresponsáveis com patrimônio natural que nos foi presenteado?
Infelizmente, nós seres humanos, de uma forma geral, nos consideramos superiores a tudo e a todos que habitam o planeta. Essa pretensa superioridade não nos permite enxergar que somos tão dependentes da saúde do ambiente quanto um peixe é o oxigênio contido na água. A tendência à superioridade, somada à ganância incondicional, nos tornaram as maiores ameaças à vida no planeta. Além de destruir a grande biodiversidade do planeta, seremos vítimas de nossos próprios erros e vamos sofrer fortemente as consequências.
A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais , o errado descarte de lixo e descontrolado são apenas alguns exemplos, de desenvolvimento insustentável.
Tempo que o seu lixo leva para se degrada.
Infelizmente, nós seres humanos, de uma forma geral, nos consideramos superiores a tudo e a todos que habitam o planeta. Essa pretensa superioridade não nos permite enxergar que somos tão dependentes da saúde do ambiente quanto um peixe é o oxigênio contido na água. A tendência à superioridade, somada à ganância incondicional, nos tornaram as maiores ameaças à vida no planeta. Além de destruir a grande biodiversidade do planeta, seremos vítimas de nossos próprios erros e vamos sofrer fortemente as consequências.
A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mal uso dos recursos naturais , o errado descarte de lixo e descontrolado são apenas alguns exemplos, de desenvolvimento insustentável.
Tempo que o seu lixo leva para se degrada.
Vidro até 1 milhão de anos
Linha de nylon 600 anos
Frauda descartável 450 anos
Garrafa de plástico 450 anos
Lata de aluminio 200 anos
Plástico 100 anos
Metal 100 anos
Isopor 80 anos
Copo plástico 50 anos
Saco plástico 35 anos
Corda 30 anos
Madeira pintada 3 anos
Filtro de cigarro 5 anos
Chiclete 5 anos
Papel 3 a 6 meses
Ainda restam esperanças só depende de você. Cuidar da nossa casa é um direito e um dever.
Fonte: Robson Cabugi
As manchetes desta quarta
- Globo: Combustíveis sobem mais e pressionam a inflação
- Folha: Crédito cresce, apesar de medidas do governo
- Estadão: Coalizão articula dar armas aos rebeldes contra Kadafi
- Correio: Alencar, um brasileiro
- Valor: Crédito terá aperto com IOF maior para dinheiro de fora
- Estado de Minas: Adeus, guerreiro
- Jornal do Commercio: Governo reage e vai contratar legistas
- Zero Hora: Após escândalo, Estado anuncia devassa no Daer
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.
terça-feira, 29 de março de 2011
O mais novo blog de Entroncamento - Carnaubais
O bloco que é sensação e cresce a cada carnaval está disponivel tambem na internet com o blog do mesmo.
Novos Rumos e prefeitura de Pendências discutem parceria
Com o objetivo de criar e expandir as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac's) pelo Estado, o coordenador do programa Novos Rumos na Execução Penal, o juiz Gustavo Marinho, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 25, no Tribunal de Justiça do RN, com o prefeito da cidade de Pendências, Ivan de Souza Padilha, além do presidente da Apac de Macau, pastor Joaquim da Silva.
O método Apac tem a iniciativa de transformar condenados em cidadãos, de forma a trabalhar a reinserção deles, no convívio social. “Queremos receber os filhos do município de Pendências que sofreram condenação. Temos um equipamento capaz de ressocializar esses indivíduos, que em algum momento da vida cometeram erros e delitos”, disse o juiz Gustavo Marinho.
Durante a reunião, Ivan Padilha afirmou que pretende analisar a minuta e cooperar para que a parceria com o município seja estabelecida com o Poder Judiciário. “ Após a aprovação na câmara dos vereadores, pretendemos formalizar essa proposta o mais rápido possível”, afirmou o prefeito.
O sistema da Apac em Macau comporta apenados em sistema fechado e agrega algumas comarcas de cidades da região. A parceria com a cidade de Pendências é semelhante aos moldes do que já acontece com a cidade de Guamaré. Segundo o coordenador do programa Novos Rumos, o próximo passo será firmar acordos com as cidades de Alto do Rodrigues e João Câmara. Enquanto isso, a Apac do município de Parelhas já está em processo de implantação. Ao todo, são estimadas 60 Apac's para o estado do Rio Grande do Norte.
Em reunião, prefeito de Pendências, Ivan Padilha, o Juiz Gustavo Marinho e o pastor Joaquim da Silva
Ivan Padilha, assinando a minuta de parceria, entre a prefeitura de Pendências e o poder judiciário.
Fonte: TJ/RN
Número de participantes da Hora do Planeta bate recorde no Brasil
Milhares de pessoas em 123 cidades brasileiras participaram da Hora do Planeta, no sábado, 26 de março. A presença de 20 capitais em conjunto com mais de 1.900 empresas e organizações resultou em um recorde de público desde que o evento foi iniciado no Brasil, há três anos.
Em todos os sete continentes cerca de 134 países e territórios participaram da Hora do Planeta, mas o número não é preciso. De acordo com o cofundador e diretor executivo do evento, Andy Ridley, "a lista de participantes oficiais sempre fica aquém do nível real de participação".
"Depois do evento, a gente sempre descobre que ele foi realizado em países que nunca nos contataram, em lugares que nunca ouvimos falar", completou.
A edição de 2011 da Hora do Planeta teve início nas ilhas Fiji e na Nova Zelândia, e terminou 24 horas mais tarde nas Ilhas Cook. A estimativa é que o número de participantes tenha ultrapassado o marco de cem milhões de pessoas.
Em todos os sete continentes cerca de 134 países e territórios participaram da Hora do Planeta, mas o número não é preciso. De acordo com o cofundador e diretor executivo do evento, Andy Ridley, "a lista de participantes oficiais sempre fica aquém do nível real de participação".
"Depois do evento, a gente sempre descobre que ele foi realizado em países que nunca nos contataram, em lugares que nunca ouvimos falar", completou.
A edição de 2011 da Hora do Planeta teve início nas ilhas Fiji e na Nova Zelândia, e terminou 24 horas mais tarde nas Ilhas Cook. A estimativa é que o número de participantes tenha ultrapassado o marco de cem milhões de pessoas.
O grupo de capoeira Meninos Capoeiristas de Natal, com sede no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste da capital, tem muito a comemorar. Em abril, 11 componentes partem em turnê de apresentações pela Europa. Em 24 de maio um segundo grupo, formado também por 11 componentes irá ao velho continente. Os capoeiristas, quase todos mestres, vão à Holanda e Turquia, cumprindo seu papel no intercâmbio cultural firmado com a SOOS, uma ONG holandesa que patrocina suas atividades desde 2008, enviando dinheiro para custear a estrutura do lugar e pagar os estudos dos capoeiristas mais aplicados: "Temos 24 alunos estudando em escola particular. Tudo pago por eles".
O contato com os holandeses começou em 2005, quando Jean Aguiar, viajou para uma feira internacional de turismo. "Ali começou nossos contatos e somos parceiros até hoje." Segundo Aguiar, o repasse holandês ultrapassa a casa dos 20 mil euros.
Durante a turnê eles deverão passar cinco meses na Europa. "Vai ser uma experiência muito importante para todos", ressalta Reginaldo Silva, um dos dirigentes do grupo.
Fonte: Diário de Natal
Estados e municípios recebem dinheiro para merenda e creche
Já estão nas contas bancárias dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Santa Catarina e dos municípios de Salitre (CE), Milagres do Maranhão e Olho D’Água das Cunhãs (MA), Nova Guarita (MT), Cananéia (SP), Porto Alegre e Viamão (RS) recursos enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação dos alunos das redes públicas de ensino médio, fundamental, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). No total, os 12 estados e sete municípios receberam R$ 19.483.693,00, referentes à primeira parcela da merenda escolar.
Também foram depositados R$ 6.095.689,93, referentes à segunda e última parcela de convênios celebrados entre 18 prefeituras e o FNDE para a construção de creches no âmbito do Proinfância, programa de assistência financeira aos municípios e ao Distrito Federal para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Foram contemplados os municípios de Itapipoca (CE), Vitória do Mearim (MA), Campo Grande, Coxim e São Gabriel do Oeste (MS), Oroco (PE), Itapejara D’Oeste, Mauá da Serra e São José das Palmeiras (PR), Brejinho (RN), Alpestre, Bagé, Esperança do Sul e Trindade do Sul (RS), Lages (SC), Itapetinga, Reginópolis e Tapiratiba (SP).
Também foram depositados R$ 6.095.689,93, referentes à segunda e última parcela de convênios celebrados entre 18 prefeituras e o FNDE para a construção de creches no âmbito do Proinfância, programa de assistência financeira aos municípios e ao Distrito Federal para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Foram contemplados os municípios de Itapipoca (CE), Vitória do Mearim (MA), Campo Grande, Coxim e São Gabriel do Oeste (MS), Oroco (PE), Itapejara D’Oeste, Mauá da Serra e São José das Palmeiras (PR), Brejinho (RN), Alpestre, Bagé, Esperança do Sul e Trindade do Sul (RS), Lages (SC), Itapetinga, Reginópolis e Tapiratiba (SP).
Prefeitura de Porto do Mangue recebe ônibus escolar com 44 poltronas
Titico disse que o transporte escolar chegou em boa hora
Prefeito, Lenoir, Clarinha e a Vereadora Mariazinha
O Prefeito Fco Gomes Batista(Titico) comemorou na manhã deste domingo 27 de Março a chegada do primeiro ônibus escolar fruto do convênio assinado entre a prefeitura e o governo federal atraves do programa Caminhos da Escola, essa conquista para a nossa educação contou com a força politica da deputada federal Fatima Bezerra enfatizou o prefeito Tititco. O Ônibus está adaptado para transportar 44 alunos sentados com segurança permitindo assim o acesso diario dos estudantes a sala de aula. A nossa administração trabalha para fortalecer a educação para todos, diferentemente de outras gestões que nada fizeram pelo futuro do nosso povo e hoje não aceitam as conquistas que chegam a Porto do Mangue atraves do governo avançando pra valer concluiu o prefeito.
TIM lidera mercado do RN, mas concorrentes avançam
A questão judicial envolvendo a TIM, proibida de habilitar novas linhas durante 90 dias, afetou seu desempenho, mas não foi suficiente para tirar sua liderança no Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados ontem, a participação na operadora no RN caiu de 36,95% em janeiro de 2011 para 35,33% em fevereiro, percentual que também ficou abaixo do registrado em fevereiro de 2010, quando a operadora detinha 36,31% do mercado potiguar. Em janeiro, a TIM contava com 1.224.312 linhas habilitadas. Em fevereiro esse número caiu para 1.172.406, o que dá uma diferença de 51.906 linhas. Mesmo assim, se manteve na frente das operadoras Claro (31,71% de participação no mercado potiguar), Oi (28,93%) e Vivo (4,03%). Ela também é líder na Região Nordeste, com 29,87% de participação no mercado. A segunda colocada, a Oi, detém 28,75%. Vendas aumentam com introdução de novas tecnologias Estudos da Anatelencaminhados à Justiça Federal do RN em março comprovaram que a operadora habilitou linhas durante a proibição judicial. O órgão regulamentador só conseguiu comprovar a habilitação ilegal de 18.702 linhas. A multa chega a R$ 1,87 bilhão – R$100 mil para cada uma das habilitadas. A operadora de telefonia móvel ainda não foi convocada pela Justiça. De acordo com a assessoria local da Tim, a operadora deve encaminhar o primeiro balanço trimestral à Justiça Federal do RN na próxima quarta-feira, quando termina o prazo concedido. O relatório inclui todas as ações desenvolvidas no RN nos últimos meses e o avanço do plano de expansão.
A Justiça Federal, de acordo com sua assessoria de comunicação, ainda não determinou a data de convocação nem quando deverá se pronunciar sobre o caso. A proibição entrou em vigor no dia 15 de janeiro e só terminou no dia 28 de fevereiro quando a operadora apresentou um plano de expansão para o Rio Grande do Norte e anunciou R$30 milhões em investimentos. Quando tudo parecia resolvido, a Anatel fez nova denúncia. Enviou relatório aos Ministérios Públicos Estadual, Federal e Justiça Federal do RN, comprovando a habilitação de linhas durante proibição judicial. A Justiça ainda analisa o relatório. Logo após a denúncia, a Tim encaminhou uma nota, afirmando que “desde o recebimento da decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte sobre a suspensão das vendas, adotou todas as providências para cumprir a determinação”. A cada três meses, a operadora deveria apresentar um balanço das ações no RN, comprovando que está trabalhando para aumentar a qualidade do serviço no estado.
Retrato
O estudo não revelou apenas o desempenho das operadoras de telefonia móvel nos estados, regiões e no País. Revelou também um retrato do Brasil. Segundo a Anatel, mais de 2,4 milhões de novas linhas foram habilitadas em fevereiro em todo o país - crescimento de 1,18% em relação a janeiro de 2011. Este é o maior crescimento registrado em fevereiro nos últimos onze anos. Em janeiro e fevereiro, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 4,6 milhões de novas habilitações (crescimento de 2,28% no ano), com teledensidade de 106,91 acessos por 100 habitantes (crescimento de 2,13% no ano). Em fevereiro, o Brasil atingiu a marca de 207,5 milhões de assinantes na telefonia celular.
Do total de acessos em operação no país, 82,23% é pré-pago (170.681.009) e 17,77% é pós-pago (36.885.203). No RN, 5.210 novas linhas foram habilitadas em fevereiro. O número de linhas habilitadas era de 3.313.188, em janeiro, e passou para 3.318.398, em fevereiro. Em fevereiro de 2011, dezessete estados possuíam mais de um celular por habitante. Entre eles, o Rio Grande do Norte. O número faz do RN um dos estados nordestinos com maior teledensidade (número de acessos por pessoa), perdendo apenas para Pernambuco.
Brasileiros têm 207,5 milhões de celulares
São Paulo (AE) - O Brasil encerrou o mês de fevereiro com 207,5 milhões de acessos móveis da telefonia celular. O número foi anunciado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi uma expansão de 2,4 milhões de linhas no mês passado, considerando que ao final de janeiro eram 205,1 milhões de telefones celulares. Foi a maior expansão registrada em fevereiro desde o ano 2000, destaca a Anatel.
A quantidade de celulares já cresceu tanto que há 106,91 acessos para cada grupo de cem habitantes, ou seja, há mais de um celular para cada brasileiro. Em janeiro, eram 105,74 celulares para cada grupo de cem habitantes. As Unidades da Federação que efetivamente concentraram mais de um celular por habitante ao final de fevereiro foram Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Minas Gerais e Sergipe.
A Anatel destaca que, considerando o acumulado do primeiro bimestre de 2011, foram realizadas 4,6 milhões de novas habilitações no Serviço Móvel Pessoal (SMP). Segundo a Anatel, o número absoluto de novas habilitações nos dois primeiros meses de 2011 é o maior nos últimos onze anos. O segundo lugar, nesse ranking, ficou para o primeiro bimestre de 2008, quando foram habilitados 3,1 milhões de novos celulares no período. Em janeiro e fevereiro do ano passado, por exemplo, a quantidade foi bem menor, com 2,8 milhões de novos acessos.
As manchetes desta terça
- Globo: Planalto: Saúde e Educação não agem contra as fraudes
- Folha: Coalizão amplia ofensiva e discute Líbia pós-Gaddafi
- Estadão: Juízes federais marcam greve por reajuste de 14,79%
- Correio: As 12,4 mil vagas que o governo cortou
- Valor: Petroleiras não cumprem índices de conteúdo local
- Estado de Minas: Procuram-se 44 mil hóspedes até 2014
- Zero Hora: Álcool no RS é o mais caro do país
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Alerta: Dengue tipo 4: “vai chegar ao RN e com muita força”
Os números de dengue no estado aumentaram mais de 700% em 2011, em relação ao mesmo período de 2010, e os hospitais começam a lotar. Se o cenário já não é positivo, uma má notícia piora ainda mais a situação: o surgimento de casos da dengue tipo “4” espalhados por todo o Brasil.
De acordo com o infectologista Luiz Alberto Marinho, só não se sabe ainda quando esse novo sorotipo irá atingir o RN, mas é possível ter duas certezas a respeito: “vai chegar e com muita força”. A expectativa do especialista é que aumente não só a ocorrência da chamada dengue clássica, como também amplie os riscos de os potiguares sofrerem com a dengue hemorrágica. Mesmo ainda sem o surgimento do novo sorotipo no RN, os números dos hospitais confirmam um crescimento acelerado da epidemia. “Somente até o dia 22, já tivemos este mês 370 casos suspeitos de dengue chegando ao hospital, enquanto em todo o mês de março de 2010 se limitou a 84”, compara a diretora do Giselda Trigueiro, Milena Martins. Segundo ela, um aumento ainda mais “absurdo” vem sendo observado com relação aos casos suspeitos da chamada dengue hemorrágica. Foram 65 este mês, contra apenas um caso em 2010. O hospital tem hoje 29 leitos que podem ser ocupados por pacientes da doença e quando não há vagas, eles são mantidos no pronto-socorro.
Fonte: Tribuna do Norte
Assu será o tema do RN TV neste sábado
A Inter TV Cabugi vai apresentar o RN TV Primeira edição, um dos seus programas de maior audiência, direto da praça são João Batista, em Assú.
O programa falará sobre a cidade em vários aspectos, desde sua história, as curiosidades, passando pela culinária até a economia.
Para tornar o evento mais atrativo, estamos convidando a população e os amigos do município a se fazerem presentes a Praça São João, neste sábado, às 11:00 (onze horas da manhã)
Tibério Guedes – Secretário Adjunto de Comunicação da PMA.
PRESTÍGIO
O EX-PREFEITO DE ALTO DO RODRIGUES ABELARDO RODRIGUES, FOI CONVIDADO E ACEITOU O CONVITE DO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO, DEPUTADO RICARDO MOTTA, PARA ASSUMIR O POSTO DE SECRETÁRIO LEGISLATIVO DO PALÁCIO JOSÉ AUGUSTO. O EX-PREFEITO JÁ ASSUMIU A FUNÇÃO E DESPACHA DIARIAMENTE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
SEGUNDO ABELARDO ESTÃO ABERTAS AS PORTAS AOS ALTORODRIGUENSES NA CÂMARA.
SEGUNDO ABELARDO ESTÃO ABERTAS AS PORTAS AOS ALTORODRIGUENSES NA CÂMARA.
Fonte Luciano Seixas
Governo fixa o valor de R$ 6 milhões de reais para projetos culturais no RN
Foi publicado no Diário Oficial do Estadual desta quarta-feira (23), o Decreto que dispõe sobre o montante anual de recursos estaduais destinados à concessão de incentivo fiscal para financiamento de projetos culturais no RN. O valor fixado para este ano é de R$ 6 milhões. O Decreto se refere à Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura que concede desconto de 2% sobre o ICMS à empresas situadas no Estado que apoiar financeiramente projetos culturais aprovados pela Comissão Estadual de Cultura (CEC).
“Há oito anos, a renuncia fiscal concedida pelo Governo Estadual é de R$ 4 milhões. O Governo resolveu aumentar esse valor, além disso, vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto criando o Fundo Estadual de Cultura para ampliar os recursos e incentivar cada vez mais a produção cultura do Rio Grande do Norte. Essa foi mais uma promessa de campanha de Rosalba que está sendo cumprida” disse a secretária extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado.
A Lei Câmara Cascudo tem como objetivo promover o incentivo à pesquisa, ao estudo, à edição de obras e à produção das atividades artístico culturais nas mais diversas áreas, tais como artes cênicas, plásticas e gráficas; cinema e vídeo; fotografia; literatura; música; artesanato, folclore e tradições populares; museus; bibliotecas e arquivos.
A Lei também tem a proposta de promover a aquisição, manutenção, conservação, restauração, produção e construção de bens móveis e imóveis de relevante interesse artístico, histórico e cultural; campanhas de conscientização, difusão, preservação e utilização de bens culturais; além de instituir prêmios em diversas categorias.
Cabe a Comissão Estadual de Cultura, gerenciar o programa, instituído por esta Lei, que é vinculada à Fundação José Augusto.
RN cancela mais 179 convênios com Prefeituras
Os apelos do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, à governadora Rosalba Ciarlini, para o restabelecimento do diálogo com os Municípios e suas entidades foram ignorados.
A edição de hoje, 25, do Diário Oficial do Estado, publica atos da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, notificando prefeituras quanto à denúncia unilateral (cancelamento) de convênios firmados nos anos de 2006, 2008, 2009 e 2010.
A relação dos convênios ocupa as páginas 13 e 14 do Diário Oficial.
Foram denunciados oito convênios assinados em 2006, no valor total de R$ 1.146.654,99.
Relativos ao ano de 2008, foram denunciados nove convênios, no valor total de R$ 1.639.310,76.
Também foram cancelados 61 convênios firmados em 2009 no valor total de R$ 15.958.975,54.
O maior lote dos convênios - 101 - denunciados unilateralmente pelo Governo do Estado, foram firmados em 2010 e, de acordo com os números apresentados pela Secretaria de Infraestrutura, totalizam recursos da ordem de R$ 38.118.159,64.
Ainda de acordo com o ato assinado pela secretária titular da SIN, os prefeitos terão prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas dos recursos aplicados e fazer o recolhimento dos saldos a uma conta bancária do Governo do Estado. No mesmo Diário Oficial, a SIN fez publicar outro ato, listando 29 convênios firmados com 25 prefeituras que apresentam pendências diversas e terão prazo de 30 dias para saná-las.
Vereadores de Porto do Mangue apontam irregularidades na compra da merenda escolar
A Câmara Municipal de Porto do Mangue realizou ontem, 23, uma sessão especial para discutir questões sobre a compra da merenda escolar do município. Segundo os parlamentares, desde 2009, o processo vem sendo investigado por conta das irregularidades.
De acordo com o vereador Carlos Augusto (PSB), desde o ano passado, a merenda que consta na nota apresentada pelo município não corresponde com a realidade. "Na relação consta a compra de frutas, carnes, yogurte, entre outros itens para a refeição dos alunos. Mas a merenda oferecida aos alunos é quase sempre cuzcuz com ovos ou bolachas. Ou seja, bem diferente do que a lista apresenta", diz.
O presidente da Câmara, Erivan Dantas (PSB), a secretária municipal de Porto do Mangue, Leonir de Oliveira Felipe, e o secretário de Compras do município, Francisco Herbert Medeiros, foram convidados para prestar esclarecimentos sobre a questão na sessão. Mas os secretários, assim como os quatro vereadores da situação, não compareceram ao debate.
Conforme Erivan Dantas, na próxima semana será realizada uma nova reunião para debater novamente o assunto. Ele informa ainda que a Câmara acionará o Ministério Público Federal (MPF) para investigar a compra dos alimentos. "A Câmara, juntamente com o Conselho de Merenda, irá encaminhar ao MPF um relatório sobre a questão, bem como os documentos que comprovam as irregularidades", afirma.
Devido à questão, a merenda de todos os alunos das seis escolas de Porto do Mangue está suspensa. Uma vez que a presidente do Conselho de Merenda do município, Ana Karina, está se recusando a assinar a aprovação para as compras. "O conselho não quer compactuar com esse quadro", reforça o vereador Carlos Augusto. Ele destaca que a prestação de contas de 2009 do município já foi encaminhada ao MPF.
Para o parlamentar, todas as questões acima apresentadas demonstram a falta de compromisso do Executivo com a educação. "Além do problema da merenda, há vários outros fatores preocupantes do setor", frisa. Segundo ele, cerca de 300 alunos estão sem aulas por conta de uma reforma na escola, o problema é que para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a Prefeitura de Porto do Mangue já havia concluído todo o serviço, orçado em R$ 159 mil. "A biblioteca também precisa de reformas", acrescenta.
"Nos últimos dois anos Porto do Mangue ficou abaixo do Índice de Desenvolvimento Básico de Educação (Ideb), enquanto que nos anos anteriores os resultados eram bastante satisfatórios. Isso é reflexo destes problemas", avalia.
A secretária municipal de Educação e o secretário de Contas do município foram procurados pela reportagem do jornal O Mossoroense. Mas não foram localizados.
Assinar:
Postagens (Atom)